Agricultores participam de curso de operação e manutenção de motosserra

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – BIRIGUI
Agricultores de Birigui (SP) participaram de um curso sobre operação e manutenção de motosserra. O curso teve a participação do Senar. As aulas foram ministradas entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, e reuniu 11 produtores rurais interessados em adquirir conhecimento sobre o assunto.
Segundo o instrutor João Luís Dal Ponte, o objetivo é orientar o produtor sobre a legislação e a segurança com o equipamento. “Nós conversamos, orientamos sobre o manejo da máquina, os riscos e os cuidados que devem ser tomados para que nenhum acidente aconteça com o operador”, afirma.
Dal Ponte explica que o curso envolve toda parte de manutenção da motosserra, incluindo mecânica, lubrificação, dosagem de óleo dois tempos, recomendações de uso, tempo de descarbonização, EPIs (equipamentos de proteção individual), segurança no trabalho, carburação da máquina, e afiação de corrente. “Também abordamos parte de operação da motosserra, que inclui a derrubada de árvore e técnicas de corte de forma segura e adequada”, explica Dal Ponte.
Ainda de acordo com o instrutor, cada curso é um aprendizado, tanto para o aluno, como para o professor, pois é uma troca. “É obrigatório ter um curso de motosserra. Não vale de nada ter 10 anos de experiência sem um certificado que habilite a pessoa a usar a ferramenta”, finaliza.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Adultos a partir de 50 anos começam a ser vacinados hoje

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES  – ARAÇATUBA Araçatuba vai iniciar nesta quarta-feira (16) junto com o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *