Home Cidades Araçatuba Ação de policial de Araçatuba muda a vida de família no litoral

Ação de policial de Araçatuba muda a vida de família no litoral

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ANTONIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O sargento PM André Souza durante muitos anos atuou no setor de Comunicação Social do 2º Batalhão de Polícia Militar de Araçatuba. Paralelamente, sempre esteve envolvido em ações de solidariedade que tiveram a participação da corporação, como arrecadação para famílias flageladas de diferentes regiões, como da tragédia de Mariana, em Minas Gerais. André pode ser chamado de “agente do bem”. Agora, de férias no litoral, ele mais uma vez exercita a sua capacidade de fazer o bem ao iniciar o processo de mudança de vida de toda uma família. Tudo começou quando ele viu uma criança de apenas cinco anos – o Mateus – revirando uma caçamba de entulho para separar livros.

André foi passar férias em Caraguatatuba na casa de um amigo-irmão, o cabo Gláucio Oliveira, que é casado com a psicóloga Beatriz Moraes. Em entrevista ao portal Regional Press, o sargento André disse que chegou ao litoral no domingo e na segunda-feira, ele e a psicóloga Beatriz Moraes viram o garoto sobre a caçamba “garimpando” livros. “Nós vimos a criança sobre a caçamba e fomos ver de perto o que ele fazia. Para nossa surpresa, percebemos que o menino estava folheando alguns livros. Ao perceber nossa presença ele juntou os livros que estavam jogados, colocou embaixo do braço e foi embora”, disse o sargento. Ele e a psicóloga decidiram seguir o menino e chegaram à casa, muito próxima de onde ele pegou os livros. O imóvel é bastante humilde. O menino distribuiu o livro com os irmãos. Conheceram os pais da criança, que não sabe ler, mas que passa parte do tempo folheando livros e revistas. No local, em um cômodo e de forma precária, vivem 10 pessoas com o dinheiro que o homem ganha como flanelinha.

No momento, compraram roupas, brinquedos, bolachas e outros alimentos para a família. Porém, o espírito solidário não os deixou sossegados. À noite André e os amigos ficaram pensando o que poderiam fazer para ajudar mais aquela família. Eles tiveram a iniciativa de postar em grupos locais de redes sociais expondo a dramática situação da família. Como todos conhecem o trabalho sério que desenvolvem, logo receberam ajuda e doações. Eles conseguiram comprar uma geladeira e uma máquina de lavar roupas.

A postagem ganhou outra dimensão, despertando o interesse de veículos de comunicação. Como o caso teve grande repercussão, os amigos tiveram a iniciativa de criar uma vaquinha virtual, para arrecadar fundos e reformar o cômodo onde a família reside de forma precária. Para participar basta clicar no link https://voaa.me/campanha-matheus-livros, ou no instagram do sargento André https://www.instagram.com/tv/CHbrw3VnBGR/?igshid=ytus4z6edmt8.

Ao retornar das férias, o sargento André vai trabalhar durante dois meses na Operação Verão em Caraguatatuba. E já tem programação. Nas horas de folga, ele e os amigos vão ajudar a reforma do cômodo da família, com o dinheiro obtido na vaquinha virtual.

A ação de uma criança de 5 anos e olho solidário de duas pessoas mobilizaram a opinião pública para melhora a vida de uma família.

 


Compartilhe esta notícia!