20.3 C
Araçatuba
segunda-feira, junho 27, 2022

Ação alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz da doença. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Para reforçar a causa, a Secretaria Municipal de Saúde e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Birigui promoveram ações educativas na praça Dr. Gama.
A ação ocorreu em alusão ao Outubro Rosa, movimento mundial, celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e agora também do câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de saúde.
Durante o evento houve minipalestras sobre câncer de mama, aleitamento materno e planejamento familiar. Foram repassadas orientações sobre nutrição e feitos agendamentos de preventivos para serem feitos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Foram oferecidos ainda testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além de atividade recreativa para as crianças.

EXAMES
Ainda no sábado, 65 exames preventivos contra o câncer do colo do útero foram realizados gratuitamente no Ambulatório de Saúde da Mulher, que abriu em horário especial para atender as mulheres que estavam com exame em atraso. O preventivo pode ser feito durante a semana no ambulatório e em todas as UBSs do município.
Conforme a coordenadora do Ambulatório de Saúde da Mulher, Lucimar Batista Costa Moreira, nos dias 19, 20 e 21 foram realizados 91 exames de mamografia no Centro Integrado de Ortopedia e Radiologia, fica no Centro Médico. “Nos três dias atendemos as mulheres que estavam desde o ano passado esperando pelo exame”.

 

Ultimas Noticias