Diego Fernandes – Araçatuba
O município de Araçatuba teve uma queda de aproximadamente 10% no número de empresas abertas na cidade ao longo do primeiro semestre do ano. A constatação foi feita pela reportagem do jornal O LIBERAL através dos dados do Painel Mapa das Empresas, do governo federal.
No ano passado, entre os meses de janeiro e junho, Araçatuba havia aberto 2.873 empresas de todas as naturezas jurídicas. Já no mesmo período deste ano, foram abertas 2.582 empresas, ou 291 negócios a menos.
O saldo de abertura de novos negócios também caiu consideravelmente na comparação com os dois períodos. Neste caso, o saldo é a média entre o número de empresas abertas e fechadas no mesmo período.
No primeiro semestre de 2022, foram abertas 2.873 empresas e fechadas outras 1.231, um saldo de 1.642 novos negócios. Este saldo foi cerca de 34% menor agora, já que foram fechados 1.499 negócios no período, registrando um saldo 1.083 novas empresas.
Os dados do mês de junho deste ano, apontam que Araçatuba teve uma abertura registrada de 408 novos negócios e a extinção de outros 210, com saldo de 198. Dentre os 408 novos negócios abertos, 392 foram matrizes e outras 16 filiais. Já entre os fechados, foram 204 matrizes e 6 filiais.
A cidade possui registradas 29.839 empresas, sendo 28.762 matrizes e 1.074 filiais, de acordo com os números do Painel do governo federal.
Região
A mesma queda no número de empresas abertas também foi observada nos municípios de Birigui e Andradina, que estão entre os maiores da região. Já em Penápolis, a abertura de empresas foi maior, mas o saldo final abaixou.
Em Birigui, por exemplo, a queda observada na abertura de empresas ficou em 10,8%, no mesmo patamar da observada em Araçatuba. Foram 1.381 empresas abertas no primeiro semestre deste ano, contra 1.549 no primeiro semestre do ano passado.
A extinção de empresas cresceu também, o que fez com que o saldo de empresas abertas tivesse uma queda de 38% na cidade, de 879 no ano passado para 541 neste ano.
Birigui possui atualmente 16.236 empresas abertas, sendo 15.781 matrizes e 455 filiais.
Já em Andradina, a queda na abertura de empresas foi menos acentuada, mas também aconteceu, ficando na casa dos 4%. A cidade registrou a abertura de 593 novos negócios nos primeiros seis meses do ano, enquanto no mesmo período do ano passado abriu 622.
A queda no saldo foi parecida com os demais municípios da região e chegou a cerca de 36%, já que a extinção de negócios aumentou neste ano, com 374 empresas fechadas contra 279 do mesmo período do ano passado.
Em Andradina, são 6.975 empresas abertas atualmente, sendo 6.726 matrizes e 249 filiais.
Já em Penápolis, a cidade registrou a abertura de 606 empresas no primeiro semestre, contra 589 no ano anterior, um tímido crescimento próximo de 3%.
Em compensação, houve queda de quase 18% no saldo, visto que neste ano foram extintas 348 empresas no período, contra 275 no mesmo período do ano passado.
Penápolis possui 7.135 negócios, sendo 6.854 matrizes e 281 filiais.
Total
No geral, as quatro maiores cidades da região abriram 5.162 negócios de acordo com o Painel do governo federal.



