Home Cidades Araçatuba registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Araçatuba registra primeiro caso suspeito de coronavírus

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

Araçatuba registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus. A informação foi confirmada na tarde dessa sexta-feira (13) pelo Hospital Unimed. O paciente está sendo monitorado e a comunicação já foi feita à Vigilância Epidemiológica.
A nota enviada pelo hospital informa que o paciente deu entrada no Pronto-Atendimento, mas não informou a respeito da idade e estado de saúde. Um exame foi realizado para a confirmação.
FUGA
Na tarde de quinta-feira (12), um rapaz de 25 anos fugiu do Pronto-Socorro Municipal de Araçatuba após apresentar sintomas da doença. Ele chegou à unidade e relatou ter chegado há 12 dias da Itália e estaria com febre e tosse. Um boletim de ocorrência foi registrado na Central de Polícia Judiciária da cidade.
Conforme relatos de uma enfermeira, o paciente deu entrada no hospital por volta de 12h05. Foi feita a ficha de atendimento e na sala de atendimento ele relatou ter chegado do país europeu há 12 dias apresentando tosse e febre durante a noite.
O jovem foi levado para a sala de isolamento, onde o médico responsável determinou a realização para o diagnóstico, mas o rapaz fugiu e não foi mais encontrado.
Os fatos foram comunicados à Polícia Civil e um inquérito seria aberto para dar prosseguimento às investigações.
POSICIONAMENTO
Por meio de uma nota enviada pela Prefeitura de Araçatuba, a OSS (Organização Social de Saúde) de Birigui, que administra o Pronto-Socorro de Araçatuba, informou que antes de chegar à unidade, o paciente telefonou que estava com os sintomas e iria dar entrada no hospital.
“De imediato foi acolhido na recepção, recebeu máscara e foi encaminhado para a sala de isolamento para uma medida preventiva e a verificação de sinais vitais que estavam dentro da normalidade, e avaliado pelo médico. Foi fornecido EPI (Equipamento de Proteção Individual), para os profissionais da unidade. Foi solicitado exame de raio-x de tórax, mas antes do procedimento o paciente evadiu-se da unidade”.
Além disso, a nota informou que era de ciência da Vigilância Epidemiológica do município e, também, do Departamento de Urgência e Emergência, que o jovem estava em atendimento.
BUSCAS
Por telefone, a chefe de departamento da Secretaria da Saúde, Aparecida Nava, informou que além registro na polícia, as equipes fizeram buscas ativas durante toda a sexta-feira pelo homem, mas ele não teria sido localizado.
MONITORAMENTO
A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa, que informou que até o presente momento não foi registrada a entrada de nenhum paciente com os sintomas de coronavírus.

 


Compartilhe esta notícia!