CUIDADOS - Alunos aprovaram os cuidados com a biossegurança e a higienização das escolas

SRC TV faz cobertura do Enem e reportagens vão para a TV Brasil

Compartilhe esta notícia!

MARIANE MARTINS – ANDRADINA

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2020 foi tranquilo e sem aglomeração nas primeiras horas de abertura dos portões em Andradina.

Para evitar aglomeração na entrada, o Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) antecipou a abertura dos portões para 11h30 (horário de Brasília). A Polícia Militar e Polícia Civil garantiram a ordem nas escolas.

Na cobertura do Enem, a equipe de reportagem da SRCTV, que retransmite a TV Brasil, fez reportagens especiais no município. O material jornalístico foi encaminhado para a TV Brasil, que inseriu em seus noticiosos.

As escolas estaduais E.E João Brebatti Calvoso, E.E Dr. Alvaro Guião e Faculdades Integradas Estella Maris foram selecionadas para aplicar o exame. A quantidade de inscritos e quantos compareceu no primeiro dia do exame não foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante a reportagem, foi abordada com os candidatos a preparação para o exame e conseguir manter boas condições físicas e mentais. O estudante, Kauan Marques (17), estava nervoso com as questões do exame. “Essa é a minha primeira vez que presto Enem, estou com medo e ansioso, mas já deixei na mão de Deus. Quero realizar meu sonho, fazer o curso de administração”, revela.

Estudantes aprovam medidas de segurança

Com a pandemia da Covid-19 as regras de biossegurança foram mais uma das preocupações dos estudantes. Mesmo assim, participantes aprovaram as medidas. A candidata, Natália Genevro da Silva (16) parabenizou a organização nas escolas. “Eu quis prestar o exame como treineira para testar minhas habilidades. Só vou entrar para a faculdade ano que vem. Minha família não queria que eu prestasse por conta da segurança. Vimos que todas as medidas foram tomadas e hoje vimos que realmente os alunos estão com máscara, sem aglomeração, distanciamento e redução de candidatos na sala. Estou tranquila com a prova e com as medidas tomadas”, destaca.

O número de estudantes por sala foi reduzido para 50% da capacidade de ocupação total e todos os locais de prova foram higienizados antes e depois da avaliação. O uso de máscara é obrigatório durante a prova, sob pena de eliminação do participante. A higienização das mãos foi obrigatória quando os candidatos acessaram as salas.

O estudante, Luiz Gustavo Barros (29), explica que é a segunda vez que faz o Enem e notou que este ano o número de pessoas em sala foi muito menor. “Gerou bastante expectativa por causa de pandemia e com isso fez com que muitos inscritos optassem pelo exame online. Eu quis arriscar porque é a segunda vez que faço o exame, eu me preparei para a prova e vim até a escola. Ainda bem que todas as medidas de segurança foram respeitas”, destaca.

Tema da redação

Este ano o tema da redação do Enem foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Os participantes fizeram um texto dissertativo-argumentativo, apresentaram opiniões e organizaram a defesa de um ponto de vista em relação ao tema.

De acordo com a estudante, Tamires Vasconcelos (17), o tema foi pertinente, mas esperava algo relacionado a pandemia. “Eu acreditei que poderia ser sobre a pandemia ou vacina porque ultimamente só se fala isso. Também achei que poderia ser sobre economia mundial por conta da Covid”, conclui.

Segundo dia de prova

A próxima fase do Enem será realizada no dia 24 de janeiro (domingo), com questões de ciência da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Além das provas, participantes farão a prova de forma digital, que será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Quem testar positivo ou tiver sintomas de Covid-19 não deverá comparecer ao local de prova. Os estudantes que apresentarem justificativa poderão fazer a prova na data de reaplicação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Concessionária instala novo totem de autoatendimento

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ANDRADINA A partir desta semana, a Águas Andradina traz mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *