Da Redação – Araçatuba / Andradina
A equipe médica da Santa Casa de Araçatuba constatou a morte cerebral da dona de casa andradinense Ireni Agostinho, a Lena, de 62 anos.
Ela estava internada havia oito dias após ser atacada por um cão da raça pit bull no cruzamento das ruas Evandro Calvoso com Silva Jardim, no bairro Pereira Jordão, em Andradina.
O ataque ocorreu no último dia 11 de abril, quando a mulher passeava com seu cãozinho de estimação, próximo à sua residência.
Lena era doadora de órgãos. A captação ocorreu no próprio sábado, no dia de seu óbito. Foram captados fígado, rins e córneas.
Doação
De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, a paciente deu entrada no hospital em quadro grave de traumatismo craniano encefálico, que não foi revertido, apesar do tratamento intensivo realizado pelas equipes que a atenderam.
Após a realização dos exames do protocolo de investigação de morte encefálica, o óbito foi constatado no sábado às 10h40.
Informados sobre a possibilidade de doação dos órgãos, os familiares concordaram com a doação. Foi a terceira captação do ano.
Os procedimentos foram coordenados por integrantes da comissão, que também atuou na retirada das córneas, através do enfermeiro Matheus Tonon.
A Comissão informa que cinco pessoas que estão na fila de espera por transplantes, serão beneficiadas pelos órgãos captados.

