24.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Quaresma tem início com missas de Cinzas em todas as paróquias da Diocese

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A Quaresma tem início nesta quarta-feira (6) com a missa da imposição das cinzas. As 32 paróquias das 19 cidades da Diocese de Araçatuba celebrarão o início da caminhada de 40 dias rumo à Páscoa (21 de abril) em horários alternativos, os quais vão desde as primeiras horas da manhã até a noite.
Dentre as celebrações matinais estão as realizadas nas cidades de Araçatuba e Valparaíso. A Paróquia São Sebastião, de Araçatuba, inicia a Quarta-Feira de Cinzas com uma de suas missas realizadas às 7h30 na matriz paroquial. Já na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Valparaíso, uma das celebrações ocorrem às 9h.
No período da tarde, a Capela São Domingos Sávio, conhecida popularmente como Capela do Salesiano, em Araçatuba, celebra o início da Quaresma às 17h.
Já no período noturno, a maioria das paróquias da Diocese realizarão suas celebrações entre 19h e 20h, como no caso da Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba, onde a Santa Missa de Cinzas será presidida pelo bispo d. Sérgio Krzywy, às 19h30.

ITINERÁRIO ESPIRITUAL
Segundo o padre Rodney Mendes, pároco da Paróquia São Sebastião, a Quarta-feira de Cinzas marca o início de “um retiro espiritual” rumo a Páscoa, uma das festas centrais do devocionário católico. “Iniciamos com a Quarta-feira de Cinzas o tempo quaresmal, que está dentro do grande tempo pascal. É a nossa preparação para a Páscoa do Senhor. A quarta-feira de Cinzas, portanto é o início do nosso retiro espiritual, assim como Jesus esteve em seu retiro 40 dias tentado, mas vencedor, nós também fazemos essa reflexão”, explica.
De acordo com Mendes, o número 40 tem a simbologia do novo na tradição da fé. “O número 40 é simbólico. Recordam os 40 anos que o povo hebreu esteve caminhando no deserto, bem como os 40 dias do dilúvio, o início da nova humanidade, bem como ainda os 40 dias que Moisés esteve no Monte Horeb recebendo as tábuas dos Dez Mandamentos, entre outros fatos ocorridos da História de Salvação”. O número representa algo novo.
O sacerdote ainda explica como a reflexão para a Quaresma tem a dimensão de nossas relações sociais e espirituais. “Neste período quaresmal é preciso se reavaliar sob a luz da Palavra. Olhando o Evangelho a ser proclamado na Quarta-Feira de Cinzas, refletimos que Jesus apresenta o caminho para as nossas três relações: a relação com Deus na oração, com o próximo por meio da esmola (caridade) e ainda o relacionamento com nós mesmos, por meio do jejum”, afirma.
O padre conclui explicando o sentido da imposição das cinzas na Santa Missa. “As Cinzas impostas na quarta-feira nos relembra a nossa origem e o nosso fim. Que fomos feitos do barro e do pó havemos de voltar”. A quaresma é um tempo sóbrio para nos avaliarmos rumo a Páscoa do Senhor”, conclui.

DURAÇÃO
A Quaresma tem início com a Quarta-feira de Cinzas e termina na manhã da Quinta-feira Santa (dia 18 de abril, missa de Lava Pés), onde inicia o Tríduo Pascal. A Carta Circular da Congregação para o Culto Divino, “Paschalis Solemnitatis”, de 1988, esclarece de o Tempo Quaresmal e o Tríduo Pascal: “Na Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da salvação, levados a cumprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a começar pelo seu ingresso messiânico em Jerusalém”, diz o documento. (Assessoria da Diocese de Araçatuba)

HORÁRIOS DE MISSAS

Confira abaixo os horários das missas de Quarta-feira de Cinzas na Diocese de Araçatuba

ARAÇATUBA

Catedral Nossa Senhora Aparecida – 19h30
Capela São Domingos Sávio (Salesiano) – 17h
Santuário Paróquia São João – 19h30
Paróquia Santo Antônio de Pádua – 19h30
Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa – 20h
Paróquia Sant’Ana e Capela Santa Rita – 20h
Paróquia S. Francisco e S.Clara (Pinheiros) – 19h30
Paróquia Imaculado Coração de Maria – 19h30
Paróquia São Francisco de Assis (Guanabara) – 20h
Paróquia São Paulo Apóstolo – 19h30
Paróquia Divino Espírito Santo – 19h
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – 20h
Paróquia São Sebastião – 7h30 e 19h30

REGIÃO PASTORAL DE BIRIGUI

Paróquia Imaculada Conceição (Birigui) – 20h
Paróquia Santa Clara de Assis (Birigui) – 20h
Paróquia São Benedito e São Cristóvão (Birigui) – 20h
Paróquia São Brás (Birigui) – 20h
Capela Sagrado Coração de Jesus (Brejo Alegre) – 20h
Paróquia N.S das Graças (Santópolis) – 19h30
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Bilac) – 19h30
Paróquia São Pedro Apóstolo (Gabriel Monteiro) – 19h30
Paróquia São José (Piacatu) – 19h30
Paróquia Santo Antônio (Coroados) – 19h30

REGIÃO PASTORAL DE GUARARAPES

Paróquia Imaculada Conceição (Guararapes) – 19h30
Paróquia São Pedro Apóstolo (Guararapes) – 20h
Paróquia São Francisco de Assis (Rubiácea) – 19h30
Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Bento de Abreu) – 18h
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Valparaíso) – 9h e 19h30
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Lavínia) – 19h30
Paróquia São João Batista (Mirandópolis) – 19h30

REGIÃO PASTORAL DE ANDRADINA

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Guaraçaí) – 20h
Paróquia São José (Murutinga do Sul) – 19h30
Paróquia São Sebastião (Andradina) – 19h30
Paróquia Nossa Senhora das Graças (Andradina) – 19h30
Capela Nosso Senhor do Bonfim (Nova Independência) – 19h30
Paróquia São José (Castilho) – 19h

 

Ultimas Noticias