PESQUISADOR - Professor Marco Aurélio Barbosa de Souza é especialista em economia regional

PIB regional cresceu 6,3% no acumulado de 12 meses

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O PIB (Produto Interno Bruto) das regiões de Araçatuba e Andradina apresentou crescimento de 6,3% no acumulado de 12 meses, chegando a R$ 7,54 bilhões. A indústria liderou o crescimento com expansão de 7,8%, seguida pelos setores de serviço (que incorpora o comércio) e agropecuária, com crescimento 5,8% e 4,1%, respectivamente. Os dados foram levantados e analisados pelo especialista em economia local e regional, professor Marco Aurélio Barbosa de Souza (FAC-FEA).
Segundo Souza, o crescimento de 6,3% do PIB da região é um ótimo termômetro da recuperação das atividades produtivas regionais no ano, trazendo boas perspectivas para o resultado dos próximos trimestres e a consolidação do indicador em 2021. “O PIB é o principal indicador da atividade econômica (nacional, regional e local), representando a produção de bens e serviços finais. O crescimento do indicador econômico irradia efeitos positivos para o conjunto da economia, repercutindo, em especial, no mercado de trabalho, com a geração de empregos”. Nota-se, nesse contexto, “que o resultado do PIB regional se refletiu em saldo positivo de emprego no acumulado do ano, conforme dados divulgadores recentemente pelo CAGED. E o destaque, foi justamente, os segmentos industriais, que no acumulado do ano (janeiro a agosto), tem contribuído com a empregabilidade regional”, explica o economista.
Em comparação ao primeiro trimestre de 2021 (janeiro a março), o crescimento foi de 2,4%. Dessa forma, a geração de riquezas nos dois trimestres alcançou o valor de R$ 14,1 bilhões.
Em relação ao desempenho setorial, Souza explica que a região é beneficiada pela presença de uma estrutura produtiva formada por empresas tradicionais e inovadoras, de baixa, média e alta complexidade tecnológica, com importantes elos de cadeias produtivas do segmento do agronegócio que estão em pleno crescimento e cuja produção é voltada ao atendimento dos mercados interno e externo.
Ressalte-se que concomitantemente ao desempenho do setor industrial, a região apresenta também diversas oportunidades para investimentos nos setores de comércio e serviços, incluindo o turismo. Essas oportunidades colocam a região no radar de grandes redes, franquias e investidores que estão mapeando oportunidades para aporte de recursos em um contexto de retomada do crescimento.

OPORTUNIDADES E
CRESCIMENTO REGIONAL
Para o pesquisador, Marco Aurélio Barbosa de Souza, a indústria vinculada ao agronegócio regional, é muito importante para a geração de valor agregado. São unidades produtivas do segmento de alimentos representadas pelos setores de carnes; açúcar; leite e seus derivados; produtoras de óleo e seus derivados; aminoácidos; industrialização de ovos; couros; atomatados; goiabadas, além da produção de etanol. Somado a esse conjunto de empresas há ainda outros ramos industriais, muitos dos quais, instalados no parque produtivo biriguiense, destacando-se a indústria calçadista; o setor moveleiro; o metalúrgico; de aquecedores solares; de máquinas e equipamentos; bens de capital (transformador) e têxtil. São atividades produtivas que impulsionam a economia regional gerando oportunidades de negócios.
Por outro lado, destaca o economista, os setores de serviço e comércio, são também relevantes, por apresentarem baixas barreiras à entrada, ou seja, facilidades para a abertura de novas empresas e a realização de investimentos, em um contexto de oportunidades para novos empreendedores. E, no contexto do setor de serviços, estão também inseridas às empresas de base tecnológica do segmento de TI (Tecnologia da Informação), como no exemplo das produtoras de softwares, concentradas, em especial, nas duas maiores cidades regionais (Araçatuba e Birigui), cujo mercado cresceu intensivamente durante a pandemia e a digitalização dos negócios.

CRESCIMENTO – Números mostram a evolução da economia regional em diversos setores

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Shopping faz entrega de mil exemplares de livro em escolas e entidades de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Como parte da programação do mês das crianças, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *