22.8 C
Araçatuba
sábado, junho 25, 2022

Parceria entre Prefeitura e Cooper Canteiro Agrário fortalece a agricultura familiar

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

Já são muitas as histórias de famílias da agricultura familiar que vem sendo fortalecidas pela Cooperativa Canteiro Agrário em Andradina, mas nas últimas semanas uma família, com uma produção muito especial, tem sido o destaque nas entregas de produtos que a cooperativa opera junto a merenda escolar, da rede Municipal de Ensino do Governo de Andradina. 

Trata-se da família de Sebastião Batista Soares, a esposa Maria Borges Soares e os filhos Edinaldo, que dá o suporte na assistência técnica, Reginaldo, Valdecir, Claudecir e Lindamira.

Nesta semana, a família de agricultores familiares que reside no assentamento Timboré há 33 anos, ou seja, desde sua ocupação, realizou a segunda entrega de banana nanica para a merenda escolar de Andradina. Já somam mais de 600kg à carteira de crédito dos agricultores.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de participar da Cooperativa, entregar nosso produto à população, nossas crianças, tenho netos nas escolas e saber que eles comem da nossa produção nos deixa muito felizes” comenta Sebastião Soares.

A entrega é feita com parceira da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, que fornece o transporte da produção até a Cozinha Piloto.

O plantio de bananeiras, variedade Williams, popularmente conhecida como “nanica”, foi realizado em janeiro de 2021, contou com a participação de toda a família. “Termos realizado o plantio e estar tendo a parceria da Cooperativa para vender o produto, por um valor justo, entregar para a merenda escolar, contar com o apoio da Secretaria de Agricultura para levar a produção, tudo isso é uma forma de reconhecimento e valorização do nosso trabalho, só temos a agradecer”, ressaltou Edinaldo Batista Soares que é técnico agrícola e faz questão de estar junto com os pais acompanhando a produção.

Para o presidente da cooperativa, José Marcelino Cafeo, “ver nosso nossos produtores, que tem lutado para permanecer na terra, criarem seus filhos, querem continuar produzindo, servindo nossa população, e hoje, podendo comercializar seu produtos por meio de uma cooperativa, é a realização de um sonho. E o nossos sonhos não param, pois hoje temos uma administração, do prefeito Mario Celso, que tem dado todo apoio e incentivo, acreditado no nosso projeto”.

“O resultado que estamos alcançando é fruto de uma caminhada de muitas parcerias. Sempre destacamos o Itesp, Sbrae, as Secretarias de Educação, Agricultura, Governo e a de Administração de Andradina, o Thermas Acqualinda, nosso mais novo parceiro, e claro, o apoio incondicional do prefeito Mario Celso. Mas, o grande capital da Cooperativa, são os nossos valentes produtores, e vem chegando mais” finaliza Fernando Magno,CEO da cooperativa.

 

Ultimas Noticias