Município vai fazer parte do Modelo de Excelência em Gestão, do Sistema do Ministério da Economia

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – Andradina

No grupo dos Municípios com mais de 51 mil habitantes, Três Lagoas, com população estimada de 121.388 habitantes, é uma das Cidades que passará a fazer parte do Modelo de Excelência em Gestão, do Sistema do Ministério da Economia.
Segundo a diretora de Planejamento e Controle Urbanístico, Juliana Petek, o sistema é constituído de sete fundamentos interatuantes, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão. “O sistema tem a finalidade de levar os Órgãos e Entidades a padrões elevados de desempenho e qualidade em gestão”, explicou.
Dos sete fundamentos que serão analisados pelo Governo Federal com relação as práticas de planejamento e gestão estão governança, estratégias e planos, compromisso com as partes interessadas, sustentabilidade, capital intelectual, orientação por processos e geração de valor público.
O Sistema do Modelo de Excelência e Gestão avaliará os Planos de Melhorias da Gestão e Relatórios de Melhorias da Gestão que apresentará ciclo de avaliação, cadastro da organização, pontuação geral, certificação do Nível de Maturidade da Gestão, resultado dos planos de melhorias da gestão do ciclo, resultado dos planos de melhorias da gestão do ciclo anterior e instrumento de melhoria da gestão recomendado para o próximo ciclo.
A fase atual é de implantação que deverá ser cumprida até o dia 31/03. A primeira medição acontecerá em março de 2021.
“Foi uma ótima iniciativa do Governo Federal incentivando as Unidades a terem planejamento e praticarem boas práticas na gestão, já que se não se cumprir os fundamentos os recursos da união serão suspensos”, disse Juliana.
Os próximos passos serão sensibilização de lideranças com os secretários, constituição do Comitê via decreto, oficina de preparação e cursos com o comitê, validação dos requisitos e metodologia e certificação da prefeitura.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Com 60 anos, prefeito toma a primeira dose da vacina contra a covid-19

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Na manhã dessa terça-feira (04), o prefeito de Castilho, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *