CURSOS - Aulas em Araçatuba serão na ETEC (foto) e Senac e começam em 30 de agosto

Inscrições para cursos profissionalizantes na região são prorrogadas até dia 15

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A região de Araçatuba tem 357 vagas abertas no programa Novotec Expresso, do governo estadual, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos de idade. Os municípios de Araçatuba, Birigui, Andradina e Guararapes oferecem vagas para diversos tipos de cursos. Na região de Lins serão mais 189 vagas. O período de inscrições, que ia até esta terça-feira (10), foi prorrogado para o dia 15 de agosto, próximo domingo.

 

Somente em Araçatuba, são 205 vagas ofertadas para cursos como criação de sites e plataformas digitais, marketing digital e vendas em redes sociais, Excel aplicado à área administrativa, office 2019, gestão de projetos sociais, introdução à jardinagem, edição de vídeo para youtuber e gestão de pequenos negócios. No município, as aulas acontecerão no Centro Paula Souza e no Senac nos períodos da manhã, tarde e noite.

 

Em Andradina, são 42 vagas e os cursos disponíveis são rotinas de recursos humanos e marketing digital e vendas em redes sociais, com aulas na escola estadual Álvaro Guião, à noite. Birigui oferecerá 60 vagas nos cursos de ajudante de logística e design de plataformas digitais com aulas na ETEC à tarde e à noite; já em Guararapes haverá 50 vagas nos cursos de técnica de atendimento e excel aplicado à área administrativa, com aulas na prefeitura municipal no período noturno.

 

Na região de Lins, só o município sede contará com 168 vagas para marketing digital, excel aplicado à área administrativa, criação de sites e plataformas digitais, técnicas de atendimento, gestão de pequenos negócios e rotinas de recursos humanos, as aulas são de manhã, à tarde e à noite. As aulas serão a Etec e na Fatec. Já em Promissão, são mais 21 vagas de rotinas de recursos humanos no período da tarde, com aulas na Faculdade Municipal de Promissão.

 

Em conversa exclusiva com a Clube FM 96,3 Araçatuba e com a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, a diretora do Novotec Expresso, Natália Vido, disse que é uma oportunidade para os jovens aprenderem uma profissão e terem mais facilidade de inserção no mercado de trabalho.

 

“São cursos totalmente conectados com as demandas do mercado de trabalho, em que o jovem aprende habilidades e competências que podem ajudá-lo a conseguir uma vaga, a gerar a própria renda, então a gente entende que é uma grande oportunidade para a juventude, especialmente neste momento tão difícil que estamos vivendo”, opinou.

 

Natália Vido afirmou que as aulas do Novotec Expresso estão sendo preparadas para serem aplicadas no modelo híbrido, dependendo dos decretos municipais de cada localidade e das escolas para determinar de que forma serão ministradas as aulas.

 

“Neste momento estamos pensando em um formato semipresencial, as aulas começam em agosto e vão até dezembro seguindo todos os protocolos de saúde e segurança e, a depender da situação do município, essas aulas podem começar online. Se o município já está fazendo rodízio, já está no presencial, então essas turmas já podem começar no presencial”, explicou. “Nós estamos formando turmas pequenas, de 20 a 25 estudantes, se for necessário fazer um rodízio para garantir o distanciamento, tudo isso vai ser organizado pela escola que está ofertando o curso”, completou.

 

São, ao todo, 37.810 vagas em todo o estado para 28 cursos diferentes. Este é o maior número de vagas e cursos ofertados da história do programa.

 

Inscrições

 

As inscrições devem ser feitas pelo site novotec.sp.gov.br, apenas jovens de 14 a 24 anos estão habilitados para se inscreverem. As inscrições vão até o dia 15 de agosto e as aulas começam em 30 de agosto. Os cursos possuem a duração de 120 horas.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Diretoria inicia ações da ‘semana Nacional de Trânsito’

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS É celebrado este ano entre os dias 18 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *