Fórum em Andradina debate soluções ambientais para aterros dos municípios

Andradina sediou o “I Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos”, na manhã desta terça-feira (29), realizado pelo Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo).

O evento que aconteceu na Câmara Municipal reuniu autoridades dos 17 municípios consorciados, do órgão regulador, representantes do Governo de Estado de São Paulo e empresas do setor.

A prefeita Tamiko Inoue participou dos debates com o presidente da APM (Associação Paulistas dos Municípios), Carlos Cruz, o presidente do Ciensp, prefeito de Murutinga do Sul Gilson Pimentel, o presidente da Amensp (Associação de Municípios do Extremo Noroeste de São Paulo) prefeito de Sud Menucci Júlio César Gomes, o diretor da CETESB agência Dracena, Luiz Takashi Tanaka e a representante do PMVA (Programa Município Verde Azul), Simone Neiva Rodella.

Tamiko agradeceu a presença e participação regional no encontro, onde foramdebatidas alternativas e questões sustentáveis quanto aos aterros sanitários de forma coletiva ou individual. “O desenvolvimento sustentável é um grande desafio dos municípios e debater soluções é essencial para o avanço em técnicas e serviços oferecidos à população”.

O Ciensp se preocupa com o tema já que muitos municípios têm seus aterros com licença de operação vencida e dificuldades de conclusão do próprio aterro, além da necessidade de inserção de novas tecnologias, para reaproveitamento do lixo gerado.

Estudos do Estado vêm apontando como melhor solução a regionalização do serviço, devido aos custos e da atenção que se deve dar ao projeto, o que pode ser feito através de consórcios e associações, como é o caso da Ciensp e a Amensp, diminuindo os custos, facilitando à logística e resolvendo os problemas de forma conjunta.

Empresas do setor privado apresentaram soluções tecnológicas em novos modelos para aterro sanitários.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Gotardo, ressalta a importância de ter um modelo que garanta soluções duradouras e eficientes dentro das diretrizes da Cetesb.

DA REDAÇÃO – Andradina

Veja também

Programa Saúde na Escola leva orientações aos alunos

DA REDAÇÃO – ANDRADINA Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, através …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *