18.1 C
Araçatuba
quinta-feira, agosto 18, 2022

Falta de zona azul está afetando movimento no comércio central de Andradina

DA REDAÇÃO ANDRADINA

A falta de espaço para estacionar em áreas comerciais da região central vem afetando o município de Andradina, que desde o início do semestre deixou de contar com o estacionamento rotativo. Comerciantes relatam queda de até 40% no movimento devido à dificuldade que os consumidores têm para conseguir estacionar o carro próximo aos corredores comerciais.

Adeilson Fernandes, proprietário da loja de confecções, disse que hoje a principal reclamação dos seus clientes é a dificuldade de estacionar no centro de Andradina. Ele diz que muitos comerciantes estão sentindo a queda no movimento por conta deste problema, que não existia quando havia o controle de rotatividade com o sistema de zona azul.

O empresário tem uma loja no centro e duas no shopping da cidade, e diz que, enquanto o movimento na unidade do centro sofreu uma queda, as lojas do shopping tiveram aumento no faturamento após o fim da zona azul na cidade.

Ele disse que após o encerramento do estacionamento rotativo começou a perceber queda no movimento de sua loja, que chegou a 40% no pico máximo. Por outro lado, a média de aumento nas unidades do shopping superou os 10%/mês. “Percebi que as pessoas tentam chegar na loja do centro, e como não encontram vagas, vão até o shopping”.

Fernandes solicita a volta da zona azul para o fortalecimento do comércio no centro de Andradina e ainda diz que é importante para as empresas, como diferencial pagar a primeira hora para o seu cliente. “Tem cliente que está parando há quatro quadras daqui. No centro está praticamente impossível estacionar”, relatou.

O gerente da empresa Du Cotton, Thiago Lincoln Herculano, estima que a queda no movimento foi de aproximadamente 12%, tendo o problema da falta de vagas como fator primordial nesta estatística. De acordo com ele, parte do problema está relacionado a conscientização dos próprios comerciantes e funcionários, que param nas principais vagas das ruas comerciais. Ele diz que é comum os consumidores entrar reclamando que não encontraram vaga, sendo que, quando havia a zona azul, sempre tinha vagas espalhados pelo centro.

A gerente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Andradina), Marise Teixeira, diz que o comércio está sendo muito prejudicado por este problema, principalmente agora neste final de ano, que desenvolveu toda uma campanha Natalina com horário especial de funcionamento e bons prêmios, incluindo um carro zero quilômetro.

De acordo com ela, o comércio, em anos anteriores, chegou a apresentar uma alta nas vendas de até 30%. No entanto, além da crise econômica, o comércio no centro de Andradina sofre com o problema de falta de vagas, o que acaba afugentando o consumidor, que procura outras alternativas. Ela diz que para este fim de ano a expectativa de aumento nas vendas será de no máximo 7%. Ela acredita que se ainda houvesse a zona azul, o índice positivo seria bem maior.

O músico Afonso Henrique Cesário da Silva, diz que está realmente impossível parar de carro no centro da cidade, e atribui aos próprios comerciários parte deste problema, já que, segundo ele, a maioria dos veículos passa o dia todo na mesma vaga, porque são carros de pessoas que trabalham na região comercial. “Eu prefiro pagar e encontrar uma vaga do que ter que ficar rodando e no final, parar longe de onde a gente realmente precisa ir”.

O motorista Mauro Menardi, diz que com a zona azul as vezes já era difícil achar uma vaga, e que agora ficou impossível. A falta da rotatividade acaba gerando problema para encontrar uma vaga.

O aposentado Miguel Magretti explica que consegue parar no centro por conta das vagas especiais, e mesmo assim tem dia que todas essas vagas estão ocupadas. Ele afirma que com a zona azul era bem mais tranquilo e sempre via vagas pelas ruas centrais, sendo as principais a Paes leme, Alexandre Salomão e Ceará.

Andradina teve o sistema de zona azul entre junho de 2012 a junho de deste ano, quando encerrou o contrato.

Ultimas Noticias