ALERTA - Redes inadequadas causam sérios transtornos e impactos ambientais

Concessionárias alertam sobre problemas causados pelas redes cruzadas

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

Em períodos de chuva, você já constatou retorno de esgoto dentro do seu imóvel ou no seu vizinho? Lembra de ter passado em alguma rua ou avenida com extravasamento pelas bocas de lobo? Saiba que esses problemas têm nome e podem ser evitados: são as redes cruzadas, locais onde existem um único encanamento para o esgoto e a água de chuva.

Para entender melhor, confira 3 fatos sobre o tema:
1- O esgoto e a água de chuva não devem ser misturados por serem resíduos totalmente diferentes.
2 – A tubulação para esgoto é projetada para pouca quantidade de água, apenas originária da descarga ou dos ralos das pias e encaminhada para as estações de tratamento de esgoto.
3 – Já as redes de água de chuva são dimensionadas para uma grande quantidade de fluxo em um curto espaço de tempo, indo diretamente para os rios por intermédio das galerias pluviais.

Fique por dentro da solução
Mesmo parecendo tão simples, ainda existem em muitos imóveis com encanamento único, onde se encontram os dois tipos de resíduos (esgoto e chuva).
Se em dias de fortes chuvas, você presenciar na sua residência o retorno de esgoto pode ser que seu imóvel seja um exemplo desse. Quando isso acontece, as redes são obstruídas, podendo gerar mau cheiro e até interdições no trânsito devido a extravasamentos em vias públicas.
Para se ter ideia, somente este ano, foram realizadas em Andradina mais de 500 desobstruções e em Castilho cerca de 200 serviços para desentupir redes e ramais de esgoto.
As concessionárias alertam que esse problema se agrava durante períodos de chuva, por isso é essencial adequar quando houver esse tipo de ligação indevida.
É importante procurar um profissional da área para resolver esses problemas e evitar transtornos. Em caso de novas construções, verifique se as instalações estão adequadas com redes individuais, uma para água de chuva e outra para resíduos de esgoto.
Qualquer dúvida em relação às redes cruzadas, os moradores podem entrar em contato pelos canais de atendimento. Em Andradina, são WhatsApp (18) 99637 4603, 0800 775 0195, webchat http://www.igua.com.br/andradina ou ir até a loja na Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h. Já em Castilho, canais são: WhatsApp (18) 99609 5213, 0800 770 3195 (24 horas), loja de atendimento Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h ou pelo webchat http://www.igua.com.br/castilho.

Veja também

Atamor fará visitas a hospitais de todo o Brasil a partir de 2022; fundador pede doação de novelos de lã

Diego Fernandes – Araçatuba O grupo Atamor, de Araçatuba, que realiza ações no setor oncológico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *