Andradina realiza I Encontro de Cuidadores Informais de Idosos

A Secretaria de Saúde e Higiene Pública de Andradina realizou na tarde desta segunda-feira (28) a abertura do I Encontro de Cuidadores Informais de Idosos na Praça CEU das Artes, no bairro Benfica.

Participaram da abertura do encontro o secretário municipal de Saúde, Marcelo Gimenez, que na oportunidade também representava a prefeita Tamiko Inoue, juntamente com a secretária adjunta, Cássia Maria Miguel, o coordenador de Saúde, Demilson Cordeiro, a presidente do Conselho do Idoso Marinalva Pereira, e a coordenadora de Políticas para Idosos, Mirtes Kobayashi.

Acomapnharam ainda a enfermeira técnica responsável pelo Programa Melhor em Casa, Erika Renata Dias, a fisioterapeuta e coordenadora do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Luz Marina Massucato Pinto.

O debate acontece todos os dia das 13 às 17h e vai até sexta-feira (01) com objetivo difundir e ampliar o número de pessoas com conhecimentos na área de cuidados com idosos.

Antes de iniciar os debates, o grupo de dança do CCI (Centro de Convivência do Idoso) apresentou a coreografia que competiu no 21º Jogos Regionais dos Idosos em Votuporanga.

A palestra de abertura foi da enfermeira, Priscila Renata de Souza Felipe, que abordou o tema “Higienização realizada no leito e na cadeira de banho. Troca de vestimenta no leito sentado”. Encerraram o dia falando sobre transferência e locomoção, as profissionais Luz Marina M. Pinto, Deise Baesso e Cassia Tavares.

Diante da demanda de idosos que necessitam de atendimento por problemas transitórios ou definitivos o Governo Municipal tem colaborado com outras providências como esta capacitação.

“O Poder Judiciário tem diminuído a aprovação das ações de solicitação para home care (atendimento domiciliar), por isso o Governo de Andradina está buscando novas alternativas para as famílias, capacitando cuidadores informais de forma a atender as necessidades básicas, mas mantendo o Programa Melhor em Casa”, disse Gimenez ao se referir a equipe composta por médico, auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social além de uma nutricionista que realizam consultas domiciliares.

Cronograma

Quinta-feira 31/08/2017
Dinâmica
Palestra: Tema – Qualidade de vida e atividade física adaptada à terceira idade
Profissional: Cristiane Verde – Profissional de Ed. Física do NASF
Pausa Café da Tarde
Palestra: Tema – Direitos Sociais do idoso
Profissional: Simony C. da Silva – Assistente Social do NASF
Relato de experiências

Sexta-feira 01/08/2017
Dinâmica
Palestra: Tema – Úlceras de pressão. Osteoporose. Prevenção de quedas em idoso.
Profissionais: Drª Marcela Marin Maffei – Médica do Programa Melhor em Casa e Dr. Cássio Mendes Carvalho – Ortopedista.
Pausa Café da Tarde
Práticas: Troca de Experiências; roda de conversas, perguntas e entrega da declaração de comparecimento.

Da Redação

Veja também

Guto Marão é eleito presidente da Câmara

DA REDAÇÃO – ANDRADINA Em eleição realizada na noite desta segunda-feira (29), durante a última …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *