VIDAS - AME manterá 20 leitos para tratamento de covid-19 até o final do mês que vem

AME de Andradina deve encerrar hospital de campanha em agosto e vai retomar agendamento de consultas 

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ANDRADINA

O hospital de campanha instalado no AME, o Ambulatório Médico de Especialidades, de Andradina, está com os seus dias contados. A intenção da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Andradina, que administra o AME Andradina, e do governo de São Paulo é encerrar os atendimentos de covid-19 no dia 31 de agosto. A direção da OSS crê não ser mais necessário o atendimento especial devido à queda no número de casos e o aumento do número de leitos de UTI covid na Santa Casa de Andradina. 

Em entrevista ao SRC, o diretor da OSS Irmandade Santa Casa de Andradina, Dr. Fábio Antônio Obici, afirmou que a intenção é reiniciar o agendamento de pacientes para atendimento no local no mês de que vem e retornar aos serviços clínicos e de exames no mês de setembro.

“Se confirmando que a gente tem uma previsão do governo de fechar mesmo, nós vamos usar o mês de agosto, último mês do hospital de campanha, para começar o reagendamento de pacientes, para que em setembro o AME retome as atividades normais dele, com atendimento à população da nossa microrregião”, afirmou o diretor.

Dr. Fábio Obici afirma que, com o fim do atendimento de casos de covid no AME, os pacientes com essa patologia deverão voltar a ser internados apenas na Santa Casa de Andradina, que teve leitos ampliados durante a fase mais crítica da pandemia.

“Nós vamos continuar ainda com a UTI covid na Santa Casa, embora já não esteja tão lotada como estava, mas vamos continuar até que se normalize tudo, mas o hospital de campanha cumpriu bem a finalidade dele”, disse Fábio Obici. “Hoje a Santa Casa tem 10 leitos de UTI normal, 20 leitos de UTI covid, e 28 leitos só de covid para a enfermaria. Tivemos um aumento de 48 leitos específicos para a covid”, reforçou sobre a boa estrutura da Santa Casa para atendimento dos casos de covid.

Até a última segunda-feira, as UTIs da Santa Casa e do AME tinham, somadas, 14 pacientes em tratamento contra a covid-19, quantidade que, se colocada apenas nos leitos da Santa Casa, ainda manteria livre 30% do espaço disponível para atendimento. 

Vidas salvas

O diretor da OSS Santa Casa de Andradina avaliou como positivo o trabalho realizado pelo AME no combate à covid-19. Anunciada pelo governo do estado em 8 de março, a instalação do hospital de campanha no local implicou no cancelamento dos agendamentos para consultas, porém, segundo Fábio Obici, foi fundamental para salvar vidas.

“Nós tivemos 4 meses de lotação total, muitas vidas foram salvas, graças a esse hospital de campanha. A gente conseguiu ter aqui em Andradina 30 leitos de UTI, 38 leitos de enfermaria covid, foi uma conquista para a cidade, embora tenha criado um senão pelo fechamento do AME, mas existiu um interesse maior, que era manter a vida das pessoas, e a gente conseguiu isso aí, o governo conseguiu”, comemorou.

Fábio Obici ainda agradecer a população andradinense pela compreensão por causa do período em que o ambulatório ficou fechado para atendimento de casos de covid.

Hemodiálise

Segundo o diretor da Organização de Saúde, as prioridades são colocar em dia as consultas e inaugurar a ala de tratamento de hemodiálise da Santa Casa. Para o primeiro objetivo, ele pede para que o público a ser atendido colabore e não falte às consultas.

“Gente, por favor, não faltem à consulta. Muito embora a secretaria da saúde de cada cidade avise, o AME ligue, avise, mesmo assim a pessoa não vai, não comunica. A gente vai retomar o serviço, por favor, não deixe de comparecer, se não der ligue e avise que a gente encaixa outro paciente”, fez o apelo.

Ele também comentou sobre a promessa de campanha do prefeito Mário Celso Lopes (PSDB) de instalar a ala de tratamento por hemodiálise na Santa Casa e confirmou que o projeto sairá do papel.

“Essa é nossa meta. É uma promessa do prefeito, é um desejo dele, é um desejo nosso. Ele já foi ver, já conversou com o governo, já se reuniu conosco. Está tudo pronto, boa vontade é o que não falta ao nosso prefeito”, completou Fábio Obici. (Com informações da Nova Rádio Andradina e FM Cidade)

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

“FESTA ANUAL DAS ÁRVORES” E “DIA DO POLICIAL MILITAR AMBIENTAL”

Compartilhe esta notícia!PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA Desde o ano de 1965, por meio do Decreto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *