6.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Águas Andradina e Águas Castilho celebram a data com ações de educação ambiental

DA REDAÇÃO – ANDRADINA/CASTILHO

 Durante essa semana, a importância da água está em evidência em diversas ações que acontecem ao redor do mundo, em celebração ao Dia Mundial da Água (22/03). A data foi criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas – ONU com a finalidade de alertar sobre a necessidade de preservação deste recurso tão essencial à vida humana e para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água potável e quase 100 milhões não possuem coleta de esgoto em suas casas. Em Andradina e Castilho, esse cenário é diferente. Desde o início do trabalho realizado pelas Águas Andradina e Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e da Sabesp, em 2010 e 2011 respectivamente, as cidades deram um salto no desenvolvimento na área do saneamento e, hoje, contam com 100% de água tratada. 

Educação Ambiental

Em alusão à data, as concessionárias realizam atividades voltadas à educação e conservação ambiental, confira:

– Andradina: Terça-feira (22/03), profissionais da concessionária farão um bate-papo com os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Vera Quental Tamai. Durante a atividade, os estudantes vão conhecer mais sobre o ciclo da água, o processo de tratamento de água e esgoto na cidade e a importância do consumo consciente. No dia 23/03, alguns estudantes do ensino fundamental irão visitar uma das instalações da empresa para conhecerem como funciona um sistema de abastecimento de água.  No dia 24, quinta-feira, às 9h e às 14h, os colaboradores estarão na APAE para levar informações socioambientais para os alunos da instituição. 

– Castilho: as ações começaram na semana passada com um bate-papo nas escolas Youssef, Mauro Roberto e Djanira Bozzo Jorge. Na segunda-feira, dia 21, representantes da Águas Castilho visitaram as escolas Maria Dauria às 8h e Maria Bandeira às 10h, despertando nos estudantes o quanto o meio ambiente é importante para a vida de todos. 

No decorrer desta semana, os clientes que visitarem as lojas de atendimento das concessionárias vão levar para casa mudas de árvores nativas da região.

Para o diretor geral das empresas, Luís Guilherme Bizelli, garantir a segurança hídrica e a eficiência na distribuição da água é um compromisso da empresa e fala da importância das atividades educacionais sobre o meio ambiente. “Ações socioambientais com crianças e adolescentes é de extrema importância já que eles são grandes propagadores de conhecimento dentro de suas famílias, agentes de conscientização do presente e do futuro”, complementa.

A supervisora de ensino de Castilho, Emilene R. Z. Monção, diz que água é vida e mais do que saber é preciso agir para preservar este bem natural. “Esta parceria da Águas Castilho com a Secretaria de Educação tem por meio dessas palestras ensinarem as crianças a importância não apenas da água, mas também da necessidade vital do saneamento básico para a saúde e todo o sistema envolvido que permite  esse recurso chegar até nossas casas de forma saudável”, comenta. 

 Segundo a secretária do Meio Ambiente de Andradina, Leila Rodrigues, as atividades educativas e ambientais são de extrema importância. “Criamos uma programação ampla em parceria com a Águas Andradina justamente para levar às crianças orientações e informações sobre esse fundamental recurso hídrico”, finaliza.

 Quer saber mais sobre os trabalhos realizados pelas Águas Andradina e Águas Castilho, acesse http://www.igua.com.br/aguasandradina e http://www.igua.com.br/aguascastilho.

 

 

Ultimas Noticias