Andradina não registrou mortes por covid desde a volta do comércio

DIEGO FERNANDES – ANDRADINA

Andradina tem a situação de casos de covid-19 na cidade estabilizada mesmo após a reabertura do comércio. Apesar de estar na fase laranja, que permite a abertura de lojas de rua e do shopping, através de decreto a prefeita Tamiko Inoue (PSDB) liberou também o funcionamento de bares, restaurantes e salões de beleza.

O município não registrou nenhuma morte pelo novo coronavírus desde que reabriu a sua economia. Foram registrados 3 óbitos desde o início da pandemia. Em boletim divulgado pela saúde do município antes da reabertura, no dia 29 de maio, eram 37 casos positivos de covid-19. No último boletim divulgado ontem eram 46 casos, um aumento de apenas 9 pacientes com diagnóstico positivo para a doença.

Leonardo de Freitas, secretário de negócios jurídicos de Andradina, crê que o trabalho que está sendo pela prefeitura está correto. “O consenso foi que após 12 dias de comércio reaberto, a situação do contágio da doença está estável, então, demonstra que a nossa medida teve o respaldo técnico, que está acertada, que vem ajudando o nosso comércio a retomar sua pujança de forma gradual e segura”, avaliou em entrevista exclusiva ao SRC.

O titular da pasta de negócios jurídicos acredita que a maioria da população está consciente e tomando medidas para mitigar o contágio e da mesma forma estabelecimentos estão seguindo as normas e mantendo o distanciamento e só permitindo a entrada de clientes que estiverem usando máscaras. “Em geral nós temos tido poucos problemas de descumprimento das normas. Quem anda no comércio central pela Paes Leme, vê que é muito grande o número de pessoas usando máscaras, podemos afirmar que é a maioria das pessoas. Os estabelecimentos comerciais não estão permitindo o ingresso e a permanência de pessoas que não estejam usando máscaras”, analisou.

Academias já funcionam

Andradina liberou o funcionamento de academias com até 40% de capacidade nesta semana. A reabertura foi possível, segundo a prefeitura, pelo fato de a cidade não ter nenhum paciente internado com covid-19 na UTI da Santa Casa no momento. O município possui 23 academias. O decreto para liberação foi publicado no último sábado.

A fiscalização ficará ainda mais rígida no município para garantir a segurança da população. “Nós temos feito a nossa fiscalização, a Polícia Militar também, nós temos saída a campo para conferir. Os decretos todos que editamos preveem que a fiscalização deve ocorrer dia a dia, o acerto ou não dessa reabertura tem que ser verificada diariamente”, informou Leonardo de Freitas. (Colaborou Gustavo Trevisan)

 Estabelecimentos noturnos poderão sofrer punições individuais

O proprietário de bar ou restaurante em Andradina que desrespeitar as normas estabelecidas em decreto para abertura do estabelecimento terá o seu local de trabalho fechado individualmente por tempo indeterminado pela prefeitura. A ideia do poder público municipal de Andradina é de que locais abertos que estejam seguindo as regras não sejam prejudicados. A fiscalização deve aumentar ao longo desta semana.

A informação foi passada pelo secretário de negócios jurídicos de Andradina, Leonardo de Freitas, em entrevista exclusiva ao SRC. Ele afirmou que a situação está sob controle no município, apesar de um caso isolado ocorrido na última semana em um estabelecimento aberto no horário noturno. “Em um local específico, embora o proprietário tenha retirado metade das mesas, feito a disposição de mesas e cadeiras respeitando o distanciamento, as pessoas começaram a se aglomerar, inclusive na rua em frente, e a coisa foi tomando uma proporção que o próprio dono do estabelecimento entrou em contato com a prefeitura e com a Polícia. Fomos até lá e fechamos o estabelecimento a pedido do dono que não conseguia com que as pessoas fossem embora”, contou o secretário.

Por conta desta ação, o titular da pasta afirmou que a prefeitura pensou em estabelecer um horário de funcionamento para bares e restaurantes à noite, porém acreditou não ser justo uma medida como essa, visto que a grande maioria dos estabelecimentos estão respeitando as regras. “Isso acendeu uma luz amarela de que deveria ser feito algum regramento de horário para bares e restaurantes, mas temos que colocar em conta que a imensa maioria dos restaurantes está funcionando nesta nova etapa de maneira muito tranquila. As pessoas ainda estão com receio de sair de casa, os mais jovens que estão dando um pouco mais de trabalho. Mas está sendo feito um trabalho diário para que eles não prejudiquem a maioria dos comerciantes que estão trabalhando normalmente”, afirmou o secretário.

Por conta disso, Leonardo de Freitas fez uma alerta para proprietários de bares e restaurantes sigam respeitando as normas de funcionamento. “Fica o recado para bares e o seguimento de entretenimento que observa as medidas de distribuição e redução de mesas  de atendimento, porque se ocorrerem problemas ao longo desta semana, a medida que vai ser tomada será a interdição e o fechamento individual daquele estabelecimento que causar problema e não uma medida que afete a todos indistintamente”, alertou. (Colaborou Gustavo Trevisan)

Veja também

Venda de Imóveis está em alta na região de Araçatuba

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA No mês de outubro, as vendas de casas e apartamentos na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *