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terça-feira, agosto 9, 2022

Águas Castilho garante qualidade da água distribuída para população

DA REDAÇÃO – Castilho

Beber água direto da torneira é um privilégio dos moradores de Castilho diante dos 34 milhões de brasileiros sem acesso à água potável. Esse número foi apresentado pelas organizações Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Artigo 19, Instituto Ethos e Conectas na última edição do Fórum Mundial da Água.
A qualidade da água presente no dia a dia dos castilhenses é verificada de forma sistemática e criteriosa pelos técnicos da Águas Castilho, da captação ao abastecimento.
Antes de chegar nas torneiras dos 6,5 mil imóveis da cidade, por meio de mais de 70 quilômetros de rede de distribuição, a água recebe um tratamento com hipoclorito de sódio (cloro) e um ácido fluossílicico para fluoretação. A dosagem desses produtos segue rigorosamente os critérios do Ministério de Saúde. O flúor é um mineral que ajuda no fortalecimento do esmalte do dente, principalmente, na infância. Já o cloro é um agente bactericida. O gosto e cheiro dessa substância garantem a eficácia no tratamento para uma água livre de contaminações.
Para medir a qualidade, são coletadas amostras nos 13 poços ativos, nas saídas de tratamento e nas redes de distribuição e encaminhadas para um laboratório especializado, próprio da Águas Castilho. São realizadas 850 provas físico-químicas e 350 análises bacteriológicas por mês para monitorar aspectos como presença de cloro, flúor, pH, turbidez e cor. Os resultados mostram que a concessionária atende todos os parâmetros exigidos pela Portaria 05/2017 do MS – que define os procedimentos de controle e de vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A Águas Castilho alerta que para garantir a qualidade da água é preciso que os moradores cuidem de suas instalações internas como limpar os reservatórios residenciais a cada seis meses e, se caso utilizar filtros, é necessário manter a limpeza de acordo com as orientações do fabricante.
Para ter acesso ao resultado dessas análises, a população pode consultar a fatura mensal e o Relatório de Qualidade, divulgado anualmente pela concessionária. Qualquer dúvida, os clientes podem entrar em contato pelo 0800 770 3195 (24 horas por dia) ou de segunda a sexta-feira (18) 3741-9131 e Whatsapp – (18) 99615-1935.

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