PARTICIPAÇÃO - Alunos de medicina vivem nova experiência na campanha de vacinação DIVULGAÇÃO

160 alunos de Medicina participam da campanha de vacinação contra a covid-19

Compartilhe esta notícia!

 

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Um grupo de 160 alunos do Curso de Medicina do Unisalesiano participou do programa de ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, em locais de vacinação, como o NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) e Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”.

Para poder participar das atividades de saúde, os acadêmicos fizeram um curso prático e teórico específico de vacinação, com duração de 12 horas. Nos postos de aplicação das doses, eles vivenciaram todos os procedimentos operacionais, inclusive, aplicaram as doses nas pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha.

Para o Coordenador do Curso de Medicina do Unisalesiano, doutor Antônio Henrique Poletto, esta atividade representa muito para o Curso de Medicina, um verdadeiro marco histórico. “Os acadêmicos foram inseridos na linha de frente em uma atividade de extrema importância na prevenção e combate da covid-19”, completou.

 

VÁLIDA

A aluna Camila Camargo Rici Antônio, de 32 anos, que estuda o 4º termo, disse que a experiência foi muito válida porque, além do contato positivo que teve com os colaboradores da área da saúde de Araçatuba, pode contribuir, mesmo que, minimamente, no combate da pandemia da Covid-19. “Ajudei no preenchimento das carteiras de vacinação e, sob a supervisão dos colaboradores, apliquei algumas vacinas”, contou.

O acadêmico Matheus Peracini Xavier do Nascimento, de 20 anos, do 5º termo, contou que a participação nesse projeto gerou um impacto positivo durante a pandemia, principalmente, pela importância desse momento da vacinação. “Minha participação foi incrível, tanto pela experiência profissional que pude adquirir, quanto pelo orgulho do projeto ter dado certo”, destacou Matheus, que atuou na aplicação das doses, recepção e cadastro do público.

Por sua vez, a aluna Ana Flávia de Jesus Alves, 23 anos, também do 5º termo, ressaltou que a primeira coisa que chamou sua atenção foi a forma com que as pessoas foram vacinadas. “Por ser sistema drive-thru, elas não precisaram sair do carro e facilitou bastante, principalmente, para os idosos com dificuldades de locomoção”, comentou.

A acadêmica disse ter participado em dois extremos: na recepção dos carros, dando orientação para as pessoas e conferindo as carteirinhas; e realizando a aplicação da vacina. “Foi uma experiência incrível ver nos olhos de cada um que aquela dose significava a esperança de dias melhores. Saber que eu participei desse momento da vida delas, não tem preço”, agradeceu.

O Pró-Reitor Acadêmico do Unisalesiano, professor André Ornellas, enfatiza que esse tipo de parceria é necessário para ambos os lados, pois traz vivência aos alunos e qualidade para a saúde pública. “Isso faz com que mais pessoas possam ser beneficiadas pelo atendimento da saúde pública”, disse.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba tem forte nevoeiro neste sábado após queda na temperatura

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Araçatuba despertou neste sábado (12) com um forte nevoeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *