Home Plantão Policial Incêndios destroem áreas de sítios e fazendas na região de Guararapes

Incêndios destroem áreas de sítios e fazendas na região de Guararapes

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

FOTO CEDIDA: EDIWILSON DOS SANTOS/JORNAL O IMPACTO

Incêndios de grandes proporções atingem desde a última quarta-feira (30) propriedades rurais entre Guararapes e Rubiácea. Muitos proprietários de terras menores tiveram grande parte da área queimada e estão com dificuldades para manter os trabalhos com os animais, pois muitos foram queimados. Além disso, faltam água e energia elétrica. A fazenda Terra Boa, muito tradicional e conhecida, também foi atingida.
Conforme informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, cerca de dois mil hectares de terra foram atingidos pelo fogo. Isso inclui pastagens, APPs (Áreas de Preservação Permanentes), canaviais e matas. O incêndio teria começado por volta de meio dia da última quarta-feira quando faíscas foram desencadeadas de um reparo na rede de energia elétrica daquela região.
Como a vegetação estava muito seca por conta da falta de chuvas e do forte calor, as chamas se espalharam rapidamente e ficaram incontroláveis. Uma força-tarefa foi montada com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros, aviões agrícolas e caminhões-pipa de usinas sucroalcooleiras. O fogo foi controlado, mas ainda restaram alguns pequenos focos, que deverão ser combatido nos próximos dias.
A Fazenda São Felipe foi uma das mais atingidas. Em pouco tempo o fogo destruiu tudo e matou alkguns animnais. Conseguiram livras as casas e a maioria dos animais. O cenário foi área arrasada. Já a Fazenda Jaguarete, na mesma região, também foi duramente atingida.
No início da noite desse sábado, Pedro Braga, da Fazenda Terra Boa, disse que o combate aos fogos de incênio deve continuar. Ele disse que os troncos de árvoeres continuam queimando e podem dar início a novos focos de incêndio.
Pessoas ouvidas pelqa reportagem ficaram impressionadas com a destruição causada pelas chamas,

HISTÓRIA
A Fazenda Terra Boa é propriedade de um dos principais selecionadores da raça nelore no interior paulista, o pecuarista José Luiz Niemeyer. É um dos berços da raça Nelore no Estado de São Paulo. A seleção do nelore Terra Boa teve início em outubro de 1965 e alia tradição e tecnologia.
A fazenda Terra Boa é uma das raras e pioneiras da pecuária brasileira a ser certificada com o ISO 14001 que diz respeito a um Sistema de Gestão Ambiental efetivo. A certificação ocorreu em 2006 quando José Luiz percebeu que há anos ele fazia um esforço para conservar suas terras, mas não possuía nenhum embasamento teórico ou certificação. Além disso, possui um trabalho voluntário de sequestro de carbono aprovado por um instituto da Alemanha.


Compartilhe esta notícia!