Plantão Policial

Em primeiro dia de operação, oito motoristas do transporte escolar são autuados

A Polícia Militar de Araçatuba deu início nesta terça-feira (12) à Operação Voltas às Aulas dentro da cidade. Na semana passada, conforme noticiado pelo jornal O LIBERAL REGIONAL, policiais militares rodoviários fizeram um trabalho parecido. Dessa vez, a PM está empenhada em frente a diversas escolas estaduais e municipais.

 

Os trabalhos das equipes da Ronda Escolar e também do policiamento da 1ª Cia da PM começaram às 06h na Escola Estadual Manoel Bento da Cruz, no bairro Higienópolis. Os policiais se dividiram para fiscalizar vans e ônibus que realizam o transporte de passageiros.

 

Após a entrada dos alunos, por volta das 7h, os PMs aguardaram a saída dos estudantes na Escola Municipal Professora Leonísia de Castro, no bairro Vila Bandeirante. No primeiro dia de operação, dez infrações de trânsito foram aplicadas em motoristas que desrespeitaram a lei.

 

De acordo com um dos responsáveis pelos trabalhos, o tenente da PM Rafael Lyudi Mizugai, o foco é justamente a segurança dos alunos. “Fiscalizaremos diversos itens para que não só o motorista esteja seguro, mas também as crianças que ele transporta e os outros motoristas que trafegam todos os dias pela cidade”, disse em entrevista à reportagem.

 

FISCALIZAÇÃO

 

A operação segue até a sexta-feira (15). Durante esse período, os policiais irão fiscalizar, principalmente, se o condutor está de acordo com a categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sem tem a autorização de transporte escolar, se o veículo possui o extintor obrigatório, as condições dos pneus, se tanto o motorista quanto os passageiros estão usando o cinto de segurança, o tacógrafo, faixas do veículo, além das condições dos sinalizadores.

 

Nesta quarta-feira (13), a operação será desencadeada em frente a Escola Estadual Professor Genésio de Assis e na unidade do Sesi. Na quinta-feira (14), no Colégio Salesiano, na Escola Estadual Jorge Corrêa e na Escola Estadual Clóvis de Arruda Campos (Paraísão). Na sexta-feira (15), último dia de trabalho, os trabalhos serão concentrados na Escola Municipal Euza Neuza e na Escola Estadual Maria Aparecida Baltazar Poço.

 

“O nosso objetivo é englobar todas as áreas do município para a fiscalização ser a mais abrangente e eficaz possível”, complementou o tenente da Polícia Militar.

Comment here