Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – Araçatuba

A última temporada de Game of thrones despertou a curiosidade dos fãs de todo o mundo em relação à Croácia, um dos países que servem de locação para as filmagens. Emancipada da Iugoslávia em 1991, o pequeno país do Leste europeu já havia surpreendido ao disputar a Copa do Mundo da Rússia (2018) contra a França. Sua bandeira quadriculada estampava o rosto dos alegres torcedores. O país passou a ser “descoberto” por turistas de todo o mundo.
Com dezenas de cidades medievais, construções típicas dos Balcãs, litoral de água cristalina, a Croácia oferece muitos atrativos aos turistas. O seriado não levou para as telas toda a riqueza histórica deste país. Não é por acaso que a Croácia é um dos destinos mais escolhidos por turistas de todo o mundo e exerce forte fascínio sobre quem o visita.
A Croácia pode ser considerada uma joia incrustada entre outros países. O território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, e faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia , Hungria , Sérvia , Montenegro e Bósnia e Herzegovina , além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático . O seu território continental é dividido em duas partes pelo Porto de Neum , na Bósnia e Herzegovina . Banhado pelo Mar Adriático , o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1 000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.
Ao longo de seus 5 mil quilômetros de costa, banhada pelo Mar Adriático, e outros tantos pelo interior, a Croácia oferece cenários para agradar diferentes tipos de turista. De lugares descolados e repletos de turistas a praias praticamente desertas; da cosmopolita capital, Zagreb, a lugarejos que parecem ter estacionado no tempo, como Bol.
Aos fãs de Game of thrones, tours personalizados são oferecidos em cada esquina, principalmente da cênica Dubrovnik, cercada por suas muralhas, e da milenar Split. Mas até quem não faz a menor ideia de quem são Jon Snow e companhia encontra motivos para se apaixonar por essas e outras localidades.
A Croácia é um país para ser visitado em todos os seus recantos. Portanto, é importante que sejam programadas viagens mais duradouras, acima de 15 dias. As duas portas de entrada mais usuais do país são Zagreb, ao Norte, e Dubrovnik, ao Sul. A melhor opção é escolher uma como chegada e a outra como saída, e fazer paradas estratégicas entre elas, para ver de perto tudo o que há de melhor e, sobretudo, as diferenças geográficas.
TRANSPORTE
Na Croácia o turista deve deslocar de carro alugado, ônibus ou ferry, pela estatal Jadrolinija, que vende os bilhetes pelo site, que é muito intuitivo e fácil de usar, com versão disponível em inglês.

ROTEIRO
Para aproveitar adequadamente tudo que a Croácia tem a oferecer, no litoral ou em terra firme, é recomendado ir ao país no verão. Quem não gosta de calor intenso deve optar pelo mês de setembro, quando o tempo é ensolarado, mas a temperatura está mais amena que julho e agosto. Sem contar que, em época de férias europeias, as vielas e praias estarão lotadas.


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Brasil

Veja também

Tamar comemora 40 anos com 40 milhões de tartarugas soltas

Compartilhe esta notícia!Léo Rodrigues/ABr – MATA DE SÃO JOÃO Apenas uma em cada mil tarta…