Por Alexandra Rocha,
Hoje vou falar de um filme controverso principalmente nos dias de polarização em que vivemos, o filme se chama “Anniversary” é um thriller envolvente que mistura política, mistério psicológico em uma trama que dá o que pensar.
O filme se passa em uma realidade fictícia pois é uma ficção mas dá margem para paralelos com a polarização e radicalização dos dias em que vivemos, no thriller acompanhamos a história de uma típica família americana feliz mas claro como qualquer família com seus problemas.
Os problemas começam a se agravar com a presença em uma festa familiar da namorada do filho do casal, Ellen e Paul, a namorada se chama Liz e é ex-aluna de Ellen que foi suspensa da faculdade por críticas de Ellen que se preocupava com as teses radicais de Liz.
As tensões só aumentam quando Liz escreve um livro que se chama A Mudança, um livro que traz um novo conceito de pais e família, apesar do filme não ser muito específico sobre o conteúdo do livro dá a entender que é uma radicalização da sociedade e seus valores.
O livro acaba sendo um enorme sucesso quase como uma nova constituição pois altera políticas e valores da sociedade, as tensões ficam cada vez mais acirradas quando Liz casa com o filho do casal apesar da família Taylor ser super contra a união.
O filme traz um elenco de peso como Dianne Lane e Phoebe Dynevor que trazem para o filme atuações poderosas que dão mais densidade a trama.
Apesar de ter como pano de fundo profundas rupturas na sociedade por atitudes radicais, o filme traz uma sensação de mistério que deixa muitas dúvidas no ar, principalmente se toda essa radicalização de todos os lados vale a pena ou só destrói tudo e todos, e se esses sentimentos não tem como o grande motivador de tanto ódio não pode simplesmente ser sentimentos de rancor profundo.
É uma história difícil de dar sinopse mas a trama é intrigante e dramático, com atuações poderosas realmente merece ser assistido e para de quem gosta de grandes reviravoltas este filme está cheio delas, assista “Anniversary “ e tire suas próprias conclusões, até o momento desta coluna só encontrei o filme para locação em algumas plataformas independentes mas como é uma produção da Lionsgate é possível que esteja a disposição na Prime Video.


