Compartilhe esta notícia!

A Apple liberou há poucos momentos as versões finais do iOS 14, iPadOS 14, watchOS 7 e tvOS 14. Confira as novidades de cada sistema.

⁃ iOS 14

O novo sistema para iPhone veio com uma tela de início remodelada, suporte inédito a widgets e o recurso Biblioteca de Apps, que lista todos os aplicativos instalados em uma única tela e com organização automática por categorias.

A nova versão trouxe ainda o recurso Picture in Picture para exibir vídeos ou chamadas do FaceTime no canto da tela, bem como interfaces refeitas para ocuparem menos espaço visual: a assistente pessoal Siri só exibirá um ícone na parte inferior para mostrar que está escutando o usuário e responderá com uma notificação discreta no topo, em vez de tomar toda a tela.

O iOS 14 foi liberado para todos os usuários a partir do iPhone 6s.

⁃ iPadOS 14

O iPadOS 14 trouxe muitas das novidades do iOS 14, mas foca em recursos otimizados para os iPads.

Um dos maiores destaques é o recurso Scribble: em qualquer campo de texto, o usuário pode escrever à mão com a Apple Pencil e o conteúdo será convertido automaticamente em texto digitado.

Aplicativos nativos também foram reprojetados. O Fotos ganhou uma sidebar para acessar facilmente álbuns, fotos favoritas, lugares e todas as opções que antes ficavam mais escondidas. O Arquivos foi redesenhado, ficando mais parecido com o Finder do macOS. Além disso, Música, Atalhos, Gravador, Calendário, Notas, Email e Contatos ganharam uma nova barra lateral para uma experiência mais unificada.

O novo sistema está disponível para todos os modelos a partir do iPad Air 2.

⁃ WatchOS 7

O watchOS 7 chegou com um recurso de monitoramento de sono e detecção de lavagem de mãos: ele inicia um contador de 20 segundos assim que o usuário começa a higienização e avisa caso você interrompa o processo antes do tempo recomendado. Os Apple Watches ganharam também mais categorias de exercícios, como dança e treinamento funcional.

O watchOS 7 foi liberado para modelos a partir do Apple Watch Series 3.

⁃ tvOS 14

Por fim, a atualização do tvOS 14 adicionou o modo Picture in Picture, suporte a mais de um usuário e integração de câmeras de vigilância com HomeKit. O sistema agora é capaz de reproduzir vídeos em 4K no aplicativo do YouTube em uma Apple TV compatível.


Compartilhe esta notícia!