ETC

Fátima Lucia: mais de quatro décadas elevando autoestimas

Vocação nasceu quando ainda era criança; hoje é uma profissional respeitada na região

O cuidado com o cabelo influencia diretamente a beleza e a autoestima das pessoas. Pensando nisso, a cabeleireira Fátima Lucia, de Andradina, atua há mais de 40 anos na área e acumula diversas especializações.
Ela conta que a vontade de atuar no setor começou aos doze anos de idade, quando fez seu primeiro curso profissionalizante, no ano de 1969. “Comecei a atender na casa dos meus pais, no ano de 1973. Tudo deu muito certo e, após seis anos, montei meu salão em minha própria residência e lá permaneci durante dezessete anos”, conta. Atualmente, Fátima atende na rua Santa Terezinha, 443, no centro de Andradina.
Ela explica que, para se manter atualizada sobre as tendências de cortes e cores de cada estação do ano, participa periodicamente de cursos e especializações, tendo tido, inclusive, experiências internacionais. “Destaco o curso que fiz nos Estados Unidos, em Carolina do Norte, na Dudley Universidad De Cosmetologia e o curso de Colorometria que realizei em Buennos Aires, na Argentina”, conta Fátima.
fátima lucia2.jpgEla explica que, devido à falta de emprego no Brasil, muitas pessoas migraram para a área da beleza, o que provocou uma concorrência desleal, uma vez que muitos salões começaram a utilizar produtos de baixa qualidade, mesmo que isso pudesse apresentar problemas em longo prazo. “Muitas vezes, isso não é levado em consideração pelos clientes, que acabam buscando somente o menor preço. Eu me orgulho por permanecer, durante tanto tempo, em um mercado difícil e concorrido como esse, porque o sucesso que meu salão é hoje é reflexo do meu esforço e constante atualização. Por isso, posso dizer que o que mais me faz feliz em minha atual profissão é ver clientes com mais de 30 anos de fidelidade agendando horários em meu salão e saindo satisfeitos com o resultado”, conta.
Fátima ainda destaca que um grande desafio de ser cabeleireira é saber avaliar se o cabelo de cada cliente tem resistência para aguentar determinado procedimento. “Não basta fazer o serviço. É preciso, antes, fazer uma análise da saúde dos fios para garantir que o cliente não terá problemas oriundos do procedimento”, explica.
Atualmente, Fátima conta com clientes de diversas cidades, sendo elas Campo Grande, Três Lagoas, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Guaraçaí, Nova Independência, Castilho, Campinas e São Paulo. Ela também atende, três vezes por semana, a apresentadora do programa Autoestima, do canal SRC-TV Andradina, Ana Carolina Esteves. Fátima se orgulha ao contar que já atendeu a família da dupla Bruno e Marroni, quando veio para o interior a fim de realizar um show para a empresa JBS.
Além dos cuidados com o cabelo, são oferecidos, no salão, serviços como manicure, pedicure, maquiagem, depilação, massagem relaxante e estética.

EQUIPE
Atualmente, o salão de Fátima conta com uma equipe de seis pessoas, sendo elas: Quésia Resende (manicure), Adriana Rocha (maquiadora), Vitória de Souza (secretária), Viviane Roque (esteticista), Gislei Dantas (cabeleireira) e Fátima Lucia (cabeleireira).

fátima lucia3.jpg

Paula Santos
Araçatuba

 

 

Comment here