ETC

Diácono Luiz Henrique: um novo passo em sua vocação sacerdotal

“Um momento de dar o primeiro passo para que se cumpra aquilo que irá nortear o meu futuro ministério”. É assim que o diácono Luiz Henrique dos Santos Carreira define sua ordenação prebisterial, que acontecerá nesta sexta-feira (22) na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Andradina.
Nascido no dia 04 de fevereiro de 1986, na cidade de Campo Grande – MS, Luiz Henrique mudou-se, junto a seus pais, aos 5 anos de idade, para a cidade de Andradina, onde iniciou sua participação na Igreja. Segundo ele, a comunidade da qual fazia parte tornou-se sua casa e a família onde nasceu sua vocação. “Eu era um jovem engajado no seio da Igreja e, aos poucos, fui permitindo que a voz e o chamado de Deus fossem se tornando mais claros e evidentes, à medida que me comprometia com todo o serviço de evangelização da Igreja, da comunidade”, explica.
Foi no início de 2010 que Luiz Henrique iniciou sua formação sacerdotal, quando realizou, no seminário São José, em Araçatuba, o primeiro ano de estudos, que é chamado de propedêutico. Ao final de 2010, prestou vestibular na Faculdade João Paulo II (FAJOPA), em Marília, a fim de ingressar no curso de graduação em Filosofia (Licenciatura), que cursou durante três anos. Durante esse período, foi residente no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus. Na sequência, seguiu um período de mais quatro anos com a graduação de Teologia, na mesma faculdade, somando um total de 7 (sete) anos de formação. Durante essa segunda graduação, residiu no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA), também na cidade de Marília.
Atualmente Diácono, Luiz Henrique é assessor do Setor de Juventude Diocesano e realiza um serviço pastoral e de evangelização na Diocese, isto é, ocupa um espaço dentro da Diocese que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida. Ele explica que “hoje, na nossa Diocese de Araçatuba, estamos reestruturando o Setor para melhor alcançarmos nosso objetivo, que é, sem dúvidas, a Evangelização da Juventude”, afirma o Diácono.
Luiz Henrique já exerce o ministério diaconal na Paróquia São Benedito e São Cristóvão, da cidade de Birigui. Agora, após sua ordenação prebisterial, continuará na referida paróquia, como Vigário Paroquial, uma vez que o responsável da Paróquia é o Pároco Padre Lauro Lopes da Silva. Ele ainda será designado para dar assistência a Paróquia Nossa Senhora das Graças, da cidade de Santópolis do Aguapeí.

Paula Santos
Araçatuba

Comment here