Home ETC Após 16 anos, padre Orlando vai enfrentar novos desafios
ETC

Após 16 anos, padre Orlando vai enfrentar novos desafios

6 tempo de leitura
0
0
137

Depois de 16 anos de sacerdócio em Araçatuba, o padre Orlando Maffei, pároco da Paróquia Sant’ Ana e responsável por mais cinco igrejas, está preparando-se para deixar Araçatuba e vai assumir a Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Guaraçaí. O assunto ainda é tratado com reservas, as muitos fiéis já lamentando a ausência do padre Orlando, que deve ocorrer apenas no início do ano que vem. Certamente Padre Orlando desenvolverá em Guaraçaí o mesmo trabalho que o tornou requerido e respeitado em Andradina e Araçatuba.

VIDA

Orlando Maffei nasceu na zona rural de Reginópolis (a 169 quilômetros de Araçatuba) em 20 de maio de 1964. Ele veio de uma família muito católica. Desde criança deixava claro que pretendia seguir a vocação sacerdotal. No entanto, ele lembra que a sua saúde sempre foi muito frágil. De acordo com o padre, ninguém esperava o seu nascimento e a sua concepção pegou a família de surpresa. Ele nasceu de sete meses e familiares não acreditavam que teria vida longa. Porém, a fé dos pais e a vontade de servir ao Senhor foram maior e ele superou todos os obstáculos e enfermidades.

RELIGIOSIDADE

O sonho do jovem Maffei começou a ser realidade em 1986, quando tinha 22 anos. Nesta época foram iniciados os trabalhos vocacionais para que finalmente em 1989 ele pudesse ingressar no seminário, iniciando assim os estudos para ser sacerdote.

Fazendo uma análise deste período estudantil, o padre assume que era um ativista em suas atitudes.

Depois de oito anos de estudos, no dia 14 de dezembro de 1996, em Reginópolis foi consagrado e ungido. “Recordo-me que houve uma festa muito bonita na cidade por ocasião da minha ordenação”, afirma.

O padre Orlando Maffei optou por atuar na Diocese de Araçatuba e foi chamado para trabalhar em Andradina, cidade onde permaneceu por seis anos.

Naquela época a Igreja em Andradina passava por momentos de transição, onde vários padres passaram a atuam mais diretamente nos movimentos populares, o que não era muito bem aceito pelos religiosos tradicionais. Alheio às questões locais, o padre Orlando chegou e mudou o jeito da igreja, atraindo crianças, jovens, adultos e idosos. As celebrações passaram a ter igreja cheia.

 Ele avalia positivamente o período ali estabelecido, onde destaca conquistas como os trabalhos religiosos e sociais em Nova Independência, também assistida por ele neste período.

Depois de conquistar a população católica de Andradina, Padre Orlando foi chamado em 2002 para uma nova missão evangelizadora. Ele foi designado para assumir o comando das cinco comunidades que abrangem a Paróquia Sant’Ana, onde também aprova os trabalhos realizados ao longo dos últimos anos. “Vale destacar a maneira a qual trabalhos a espiritualidade. Hoje há uma comunidade viva e atuante. Esta é uma das grandes conquistas”.

Em Araçatuba, Padre Orlando Maffei também mudou o perfil das celebrações, estimulando a efetiva participação da comunidade, como a Navegata de Nossa Senhora Aparecida e outras iniciativas. Mesmo com cinco igrejas sob sua responsabilidade, Padre Orlando Maffei ainda encontra tempo para escrever. Já editou livro e é articulista de O LIBERAL REGIONAL.

TRABALHO PASTORAL

Mesmo com intenso trabalho em cinco igrejas, o padra Orlando faz questão de atender pessoalmente os fiéis que o procuram e esteve à frente de variedades iniciativas, como construção da nova igreja e importantes eventos religiosos, atraindo fieis de outras comunidades de Araçatuba e até de cidades vizinhas.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In ETC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…