POSITIVO - Os cinco maiores municípios da região tiveram saldo positivo na região

Geração de empregos sente efeito da pandemia, mas mostra capacidade de recuperação

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O Ministério da Economia divulgou ontem (26) os dados do o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), mostrando o desempenho do mercado de trabalho. Em abril, o número de trabalhadores contratados com carteira assinada foi superior ao de demitidos, embora a geração de postos de trabalhos formais tenha ficado abaixo do resultado do mês de março. De acordo com Caged, em abril, houve 1.381.767 admissões e 1.260.832 desligamentos no mercado formal de trabalho, o que resultou na geração de 120.935 postos de trabalho. As maiores cidades da região apresentaram números divergentes. Araçatuba e Birigui tiveram saldo negativo, enquanto Lins, Andradina e Penápolis, saldo positivo. No quadrimestre as cinco cidades tiveram saldo positivo.

Segundo o professor, economista e especialista em economia local e regional, Marco Aurélio Barbosa de Souza, o desempenho do mercado de trabalho das maiores cidades da reflete a situação de paralisação das atividades econômicas do mês de abril em decorrência da piora da pandemia.

Dessa forma, o mercado local de trabalho foi impactado pelas medidas que restringiram o pleno funcionamento de vários setores produtivos da economia gerando gargalos e estrangulamento em suas cadeias produtivas. Em algumas cidades, a desaceleração foi maior nos setores da indústria e comércio, em especial, em segmentos tradicionais da indústria que já se encontravam fragilizados como resultado da crise pandêmica. Por outro lado, segundo o pesquisador, indústrias vinculadas ao agronegócio e setores exportadores de commodities agrícolas foram favorecidas pelo aquecimento da demanda dos mercados internacionais, sobretudo da China e EUA, que adentraram em um ciclo acelerado de expansão econômica.

Conforme números divulgados pelo Caged, Araçatuba teve saldo negativo de 87 empregos e Birigui foram 749 empregos de saldo negativo. Já Andradina, como 293 vagas, Penápolis com 223 e Lins com 200, tiveram saldo positivo em abril.

Marco Souza explica que apesar do resultado negativo no mês de abril no saldo do mercado de trabalho para alguns municípios, no acumulado do ano, o fluxo de contratações e demissões está positivo, pois no primeiro bimestre (janeiro e fevereiro), antes da piora da pandemia, os resultados consolidados foram superavitários na empregabilidade com destaque para o município de Birigui. Além disso, segundo o economista, as perspectivas para os próximos meses são positivas, haja vista a melhora das expectativas macroeconômicas brasileiras, com destaque para as projeções de crescimento do PIB brasileiro atualmente em 3,52% em 2021.

Outros pontos destacados são as políticas econômicas anticíclicas implementadas pelo governo federal, em especial, a Medida Provisória que permite as empresas realizarem a suspensão ou redução da jornada de trabalho. É uma medida importante que preservará empregos enquanto a economia se recupera e adentra em um novo ciclo de crescimento argumenta Barbosa.

SALDO POSITIVO

De acordo com levantamento feito pela reportagem, os cinco municípios – Araçatuba, Andradina, Birigui, Lins e Penápolis tiveram saldo positivo no quadrimestre. “Araçatuba no quadrimestre o resultado positivo foi puxado pelo desempenho do setor de serviços, com destaque para educação, saúde, TI, transporte e armazenagem”, disse o professor, frisando que a pandemia refletiu na criação de empregos na área de saúde. “O crescimento da pandemia tem provocado expansão dos serviços relacionados a área da saúde impulsionamento a empregabilidade do segmento. Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, auxiliares no geral da saúde para clínicas, laboratórios, hospitais, home care, entre outros foram contratados”, disse o economista.

 

ALERTA – No Brasil o saldo foi positivo, mas com números inferiores a março
REPRODUÇÃO

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Câmara de Joanópolis aprova moção aos militares que atuaram no caso do assalto

Compartilhe esta notícia!ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA A Câmara Municipal de Joanópolis, na região de Bragança …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *