Home Cidades Três Lagoas Governo de Mato Grosso do Sul atualiza bandeiras dos municípios

Governo de Mato Grosso do Sul atualiza bandeiras dos municípios

6 tempo de leitura
0
0
51

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

O Governo do Estado atualizou, na quarta-feira (23), as bandeiras do grau de risco de todos os municípios do estado e encaminhou aos prefeitos as recomendações referentes à 38ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir). O município de Três Lagoas foi mantido na faixa laranja.

O sexto mapa situacional, apresentado na live diária do Coronavírus,  indica que 33 municípios mantiveram seu grau de risco, 31  municípios melhoraram e 15 municípios pioraram, evidenciando a necessidade de manutenção das medidas de isolamento e protocolos de biossegurança, conforme ressaltou o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel: “Observamos que a epidemia ainda está muito forte. À primeira vista, pode parecer que existe uma melhora, mas tivemos 15 municípios que pioraram seu grau de risco, por isso temos que tomar muito cuidado com as atitudes e manter um olhar atento não somente à estruturação da saúde, mas, principalmente, ao comportamento individual já amplamente divulgado”, destacou.

Os municípios que regrediram de bandeira foram: Anastácio, Anaurilândia, Antônio João, Brasilândia, Dourados, Japorã, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rochedo e Sete Quedas.

Outro ponto enfatizado pelo Secretário de Governo foi a união entre os setores para o êxito do Prosseguir: “Vale lembrar que o programa foi criado para manter o equilíbrio entre as atividades e temos obtido êxito em virtude do envolvimento de todos, incluindo o da iniciativa privada por meio do comércio e atividades empresariais. Mas precisamos persistir no cuidado individual e consciência de que o vírus ainda está aí e não temos vacina ainda. É um cuidado coletivo para o bem da nossa sociedade”.

 

Mapa Situacional

O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), referente à 38ª Semana Epidemiológica (de 13 a 19/9) com recomendações para o período de 24 de setembro a 8 de outubro, apresenta 18 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 46 municípios no grau médio (bandeira laranja) e 15 no grau de risco alto (bandeira vermelha). O estado não tem nenhuma cidade nas faixas de risco baixo (bandeira verde) ou extremo (bandeira cinza).

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com estado que tenha aumento de casos.

 

O PROGRAMA

Sobre o Prosseguir – Programa do Governo Estadual que classifica os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde Pública, de Serviços Públicos e do Social a fim de nortear agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

CUIDADOS – Mapa situacional mostra como está cada município e o que precisa ser feito
Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Três Lagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…