Home Cidades Três Lagoas Saúde anuncia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Saúde anuncia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

9 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas estará participando, no período de 5 a 30 de outubro, do calendário nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e da Campanha de Multivacinação, com o objetivo específico de atualizar a carteira de vacinas do maior número possível de pessoas e assim imunizá-las contra uma série de doenças.

Nesse período, a campanha de vacinação estará acontecendo em todas as  Unidades de Atenção Básica de Saúde, nos popularmente conhecidos como  Postos de Saúde dos Bairros, de segunda-feira a sexta-feira, de acordo com o horário de vacinação de cada unidade.

Aderindo à proposta do Ministério da Saúde, o dia “D”, dia de mobilização nacional desta campanha, está agendado para o dia 17 de outubro, sábado, quando todas as Unidades de Saúde estarão abertas, exclusivamente para a vacinação, das 8h às 17h, inclusive o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e a UBS do Distrito de Arapuá.

Nesta campanha, crianças de 01 a 05 anos incompletos devem ser vacinadas contra a Poliomielite (paralisia infantil) e sarampo; e os adolescentes, até 14 anos,  e adultos, dos 20 aos 49 anos de idade, devem aproveitar a oportunidade para atualização das suas respectivas carteiras de vacina, principalmente no que diz respeito à imunização contra o sarampo.

 

RETRANCA

Na zona rural a vacinação vai começar no dia 2 de outubro

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão percorrendo a zona rural, a partir do dia 2 de outubro, para início da Campanha de Multivacinação de 2020, ou seja, uma campanha de atualização do Cartão de Vacinas de todas as pessoas que residem no campo.

Estarão sendo disponibilizadas: doses de vacina contra o Sarampo e Poliomielite para crianças de um (01) ano a menores de cinco (05) anos; para adolescentes e adultos estarão disponíveis as vacinas contra Hepatite B, Febre Amarela, Tétano e Tríplice Viral, que imuniza as pessoas contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola; meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos deverão ser vacinados contra HPV e Meningite, que deve ser aplicada em meninos e meninas da faixa etária de 11 a 12 anos;  para todos os adultos, homens e mulheres, estarão disponíveis as vacinas contra Tétano, Gripe e Hepatite B; e, para todos, já a partir dos 06 meses de idade, estará também disponível a vacina contra a Gripe.

Para tanto, a SMS de Três Lagoas orienta as pessoas a levarem consigo a Carteira de Vacinas para que o pessoal da Saúde faça as devidas anotações e verifique quais as vacinas que a pessoa precisa ou não tomar para manter-se atualizada no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Na oportunidade, as equipes da saúde estarão também vacinando contra a raiva todos os cães e gatos, a partir dos quatro meses de idade. Só não podem ser vacinadas as fêmeas prenhes. Para controle, é também importante que os donos de animais de estimação levem consigo a Carteira de Vacinas do cão ou do gato.

 

HORÁRIOS E LOCAIS DE VACINAÇÃO

As equipes da SMS estarão previamente divulgando os horários e locais de vacinação na Zona Rural.

No primeiro dia, sexta-feira (02 de outubro), as equipes estarão no Pontal do Faia – Fazenda União, das 8h às 11h; no sábado, dia 03 de outubro, das 08 horas às 10h, as equipes estarão Bar Galpão e em seguida, das 10h30 às 12h, a mesma equipe estará na Ponte do Sucuriú, na casa do senhor Nelson.

Na segunda-feira, 05 de outubro, das 8h às 13h, as equipes estarão na Escola da Fazenda Periquitos; na terça-feira (06 de outubro), das 8h às 11h, na Fazenda Santa Maria, antiga Fazenda Bom Sossego, e também as famílias da Fazenda Ruivinha e no mesmo dia, das 12h às 14h, na Fazenda Senhor Sudário; na quarta-feira (07 de outubro), das 8h às 14h, Escola Antônio Camargo, Vera Cruz.

No dia 08 de outubro, quinta-feira, das 8h às 11h, o pessoal da Saúde estará no Sítio São Pedro, antigo local da Festa de Reis; e no dia 10 de outubro, sábado, das 8h às 10h, a equipe estará atendendo no Bar do Careca e, em seguida, das 11h às 15h, a mesma equipe da Saúde estará na região do Batuíra.

Para encerramento desta campanha, na terça-feira, dia 13 de outubro, das 8h às 13h, as equipes estarão no Distrito de Garcias e na quarta-feira, dia 14 de outubro, o pessoal estará no Distrito Arapuá e no Assentamento 20 de Março, das 8h às 15h.


Compartilhe esta notícia!