Home Cidades Três Lagoas Andradina é destaque da região em ranking de cidades inteligentes

Andradina é destaque da região em ranking de cidades inteligentes

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Andradina é a única cidade da área de cobertura do SRC a estar entre as 100 primeiras colocadas do Ranking Connected Smart Cities 2020, divulgado na última semana. O estudo é desenvolvido pela Urban Systems e avalia todos os 673 municípios do Brasil que possuem mais de 50 mil habitantes. Em Andradina são 57.202 moradores.

A cidade ocupou a 92ª posição no ranking que avalia 11 indicadores, dentre eles meio ambiente, tecnologia e saúde. De acordo com prefeita Tamiko Inoue (PSDB), isso demonstra a responsabilidade do trabalho que está sendo feito em Andradina.

“Andradina está classificada mais uma vez dentro de um ranking que nos deixa muito felizes, isso é resultado de um trabalho de responsabilidade, de competência, de austeridade, de toda a nossa equipe de gestão, dos nossos secretários, nossos coordenadores, e isso nos deixa muito feliz”, afirmou a prefeita em entrevista ao SRC.

A melhor classificação ficou com o setor de meio ambiente, no qual Andradina ficou em 53º lugar entre os 673 municípios ranqueados. Neste quesito, o Ranking leva em conta indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos.

“Em meio ambiente Andradina também está bem classificada no quesito do Município Verde e Azul e é um sinal que a nossa secretaria do meio ambiente, com o secretário Cláudio Gottardi e a sua equipe estão trabalhando muito bem em integração com todas as demais secretarias”, avaliou Tamiko.

Na área de tecnologia, Andradina ficou na 69ª posição, que leva em conta o capital humano, infraestrutura de telecomunicação, produção de conhecimento e incentivo à pesquisa.

Já na área de saúde, o município foi avaliado na 93ª posição dentre todos os pesquisados. Neste caso, os indicadores levam em consideração a oferta de leitos em hospitais, a qualificação dos profissionais, cobertura do atendimento, investimentos públicos no setor e mortalidade infantil.

“Entre os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, a gente conquistar o 92º lugar pra nós é uma grande alegria, é uma grande honra”, comentou Tamiko novamente falando sobre a classificação geral.

Destaque na educação

Andradina é destaque também na educação, onde a nota do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi maior do que a projetada para os anos de 2019 e 2021.

As escolas municipais andradinenses receberam nota 7,0, acima da projeção do ano passado de 6,5 e da projeção do ano que vem, de 6,8.

Esta pontuação de 7,0 foi superior à conquistada pelos alunos até o 5º ano do ensino fundamental no estado, que foi de 6,6, e no Brasil, que foi de 5,9.

“Graças a Deus nós temos uma equipe muito empenhada na secretaria municipal de educação, junto com a secretária Lucilene (Novais dos Santos), os professores, coordenadores, diretores de escola também estão bastante entusiasmados e se dedicando a melhorar cada vez mais o nível da educação dos nossos alunos e o governo tem investido para que tudo isso possa se concretizar”, declarou Tamiko sobre os bons números da educação. (Colaborou Salvador Placco Neto)


Compartilhe esta notícia!