Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Começou nessa sexta-feira (21), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em 2020 o tema é “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”. As atividades acontecem até o próximo dia 28 de agosto.

Devido à pandemia do novo coronavírus, este ano a semana será diferente, totalmente on-line. “Nosso cronograma com as ações que serão desenvolvidas foi reformulado para que tudo seja transmitido via Facebook e Instagram para os nossos alunos. Não teremos atividades presenciais”, concluiu a diretora pedagógica, Marizlând Batista de Alencar.

O grande objetivo da semana é promover um intenso debate sobre a inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.

Nessa sexta-feira foi desenvolvida a solenidade de abertura oficial com o presidente Rodolfo e a diretora pedagógica Marizlând; apresentações culturais, e contribuições do Centro de Reabilitação- CER II com o tema: Reeducação Intestinal: um Olhar Através da Reabilitação Física e Intelectual (participação da terapeuta ocupacional Renata Cristina Herminio e da psicóloga Claudia Pereira de Almeida Ribeiro)

 

PROGRAMAÇÃO

24/08/2020 (segunda – feira)

– Apresentação do tema: Práticas Esportivas e Qualidade de Vida

– Vídeo: depoimento da família do atleta, André Luis Barroso Filho, representante da APAE de Três Lagoas/MS

– Contribuições do Centro de Reabilitação- CER II com o Tema: Reeducação Intestinal: um Olhar Através da Reabilitação (participação dos profissionais: Enfermeiras Lauriene Ádila Santos de Oliveira e Helena Carolina Nunes da Silva; Psicóloga Claudia Pereira de Almeida Ribeiri; Fisioterapeuta Andrika Caroline M.F.C. Girão e Márcia Bernardes Cascapera e Fonoaudióloga Gabriela Turci Rosa)

 

25/08/2020 (terça- feira)

– Apresentação do tema Pessoas com Deficiência e seus Direitos, na Visão dos Autodefensores, com a participação do aluno, Marcos Brener, autodefensor suplente da APAE de Três Lagoas/MS

– Apresentação do tema: A Importância da Reabilitação na Inclusão Social

–  Contribuições do Centro de Reabilitação- CER II com o Tema: Locomoção e Mobilidade: Barreiras Arquitetônicas e OPM na Inclusão Social (participação da Fisioterapeuta Andrika Caroline M.F.C. Girão)

 

26/08/2020 (quarta – feira)

– Apresentação do tema: A Conquista da Autonomia por meio das Artes

– Reapresentação dos vídeos de dança dos alunos do Centro Educacional de Três Lagoas realizado pelas professoras, Fernanda e Verônica.

– Apresentação do tema: Vida Sexual e Afetiva da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Ponderações com o psicólogo da APAE de Três Lagoas, Jhone Paiva.

 

27/08/2020 (quinta-feira)

– Apresentação do tema: Inclusão no Trabalho, Vida Comunitária e Produtiva

– Depoimento dos alunos inseridos no Mercado de Trabalho, empresas e famílias.

– Apresentação do tema: A Educação como meio para o Desenvolvimento Humano em Igualdades e Oportunidades, vídeos elaborados pelos professores, reinventando práticas pedagógicas.

 

28/08/2020 (sexta – feira)

– Apresentação cultural com a cantora Silvia Rodrigues e participação de Eduardo Lima

– Encerramento cultural com vídeos feitos pela equipe multiprofissional


Compartilhe esta notícia!