Home Cidades Saúde realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti no Córrego da Onça

Saúde realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti no Córrego da Onça

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, realizou mutirão de enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti, às margens e no leito do Córrego da Onça, no Jardim Brasília. A ação foi desenvolvida nessa semana.

O mutirão, que consistiu em um verdadeiro arrastão de localização de focos do vetor e coleta de materiais, propícios à proliferação do mosquito, foi realizada no leito e margens do Córrego da Onça, numa área de 23 quadras, envolvendo seis Agentes de Endemias e cinco Agentes temporariamente contratados para estas ações. Nesta ação, foram coletados 200 sacos de lixo (100 litros) e uma caixa de luvas.

Junto com o arrastão de localização e coleta dos focos de vetores (tampinhas, garrafas de plástico, sacolinhas, latinhas e outros materiais), a equipe realizou borrifação com larvicida em locais de poças de água no leito do Córrego da Onça.

Como explicou o coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira, “este tempo de estiagem prolongada é propício à formação de poças de água parada no leito do córrego, onde as larvas se desenvolvem e causam a proliferação dos mosquitos que acabam infestando as residências próximas às margens”, observou.

Na borrifação, foi usado o produto BT-Horus SC, que é um biolarvicida natural, especialmente desenvolvido para o controle das larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“É um produto natural que não afeta o meio ambiente e é inofensivo ao homem, animais domésticos, peixes e plantas. Ele não polui e também não deixa resíduos”, explicou a diretora interina de Vigilância em Saúde e Saneamento, Geórgia Medeiros de Castro Andrade.

-x–x


Compartilhe esta notícia!