Home Cidades Noite de bênçãos movimentou a Missa de São Cristóvão e atraiu centenas de participantes

Noite de bênçãos movimentou a Missa de São Cristóvão e atraiu centenas de participantes

8 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

MARIANE MARTINS – TRÊS LAGOAS

O desejo de um trânsito mais seguro levou uma multidão de motoristas a 21ª Carreata de São Cristóvão, no último sábado (25), em Três Lagoas (MS). O encontro foi em homenagem ao santo, considerado pela igreja católica o padroeiro dos viajantes e motoristas, lembrado no dia 25 de julho.

Tradicionalmente, as rádios Cidade FM 102,9 e Jovem Pan FM 88,5 em parceria com a Diocese realizam o evento que busca conscientizar os motoristas e abrir reflexão sobre violência e imprudência no trânsito. Os devotos se concentraram em frente ao supermercado Thomé, que participa todos os anos da ação.

Percurso pela periferia

Durante o caminho, uma grande concentração de pessoas saudou a passagem da imagem de São Cristóvão. O santo foi levado em cima de uma caminhonete da Diocese puxando a comitiva de veículos. O caminhão de som do SRC transmitiu a carreata ao vivo.

Devido às restrições impostas pelas autoridades de saúde em consequência da pandemia, pela primeira vez a Carreata mudou o percurso e percorreu bairros afastados do centro. O resultado foi positivo. Famílias, crianças e ciclistas pararam para ver a imagem do santo que foi recebido com aplausos e “buzinaço”.

Os veículos que acompanharam a Carreata não provocaram complicações no trânsito. A recomendação dos Agentes Municipais de Trânsito e a Polícia Militar eram de que no momento do percurso os motoristas respeitassem a parada obrigatória nos semáforos fechados. Tudo ocorreu de forma pacífica.

O bispo da Diocese de Três Lagoas, Dom Luiz Knupp, agradeceu a presença dos fiéis e ressaltou a importância de servir ao próximo preservando a vida. “Não devemos economizar nossas energias para que tenhamos um trânsito de paz onde a vida é respeitada. Costumamos ver nos noticiários muitas imprudências no trânsito, isso significa que ainda devemos nos esforçar mais. Nossa missão é ajudar o próximo com educação e prudência”, destaca.

 

Fiéis chagaram cedo

A carreata partiu de frente ao Supermercado Thomé às 16h, seguindo pela Avenida Capitão Olindo Mancini, passando pela Avenida Júlio Ferreira Xavier (antiga Avenida Ponta Porã) até o espaço de eventos Arena Mix. Na chegada, o Bispo Dom Luiz presidiu a Santa Missa com todos os padres das paróquias.

O aposentado Carlos Roberto Guimarães, 60 e Terezinha Altina dos Santos, 59, chegaram antes de começar a Carreata. Por volta das 15h30min já estavam em frente ao supermercado. “Eu e minha mulher almoçamos, depois nos arrumamos e viemos para cá mais cedo. Todo ano acompanhamos a Carreata e Missa e sabíamos que sempre lota de carros e ficávamos atrás, não dava para ver nada. Agora, nossa caminhonete vai bem atrás do caminhão da rádio”, comenta.

A Santa Missa foi celebrada no modelo Drive-in (cada motorista dentro do veículo). Durante a cerimônia, Dom Luiz relembrou episódios de acidentes e violência que os três-lagoenses enfrentam no dia-a-dia. O sacerdote pediu paz e mais tolerância no trânsito. “O gesto de vocês de poderem acompanhar nossa Carreata e rezar conosco, com certeza vai ajudar também nessa conscientização e busca em fazer um trânsito mais seguro, onde efetivamente à vida esteja em primeiro lugar”, reforça.

Após a Missa, ajudantes da igreja e a equipe das emissoras distribuíram lembrancinhas de São Cristóvão. Os padres lançaram água santa para abençoar os veículos, chaves e documentos.

AGRAECIMENTOS

A direção do SRC agradeceu à Diocese de Três Lagoas pela parceria de longa data, especialmente pela participação do bispo, Dom Luiz Knupp e demais padres que participaram da celebração; à Polícia Militar, à Prefeitura de Três Lagoas e todas as pessoas que colaboraram para o sucesso do evento religioso. Agradeceu também aos parceiros comerciais: Supermercado Thomé, Sest/Senat, JR Escapamentos, Churrascaria São Luiz, Auto Guincho São Francisco, RKM Máquinas, Cemavi Peças e Acessórios, IF Saúde, MS Truck, Zap Gás, Cooper 3, Financial Ambiental, Mil Pneus Auto Center, Sicred Cooperativa, Europa Sistema de Armações de Ferragem, Papelaria Nikey, Porto de Areia Nossa Senhora Aparecida, Robemix Concreto e Alvorada Veículos.

 

 


Compartilhe esta notícia!