Home Cidades Três Lagoas terá reunião hoje para definir abertura total de comércio e serviços

Três Lagoas terá reunião hoje para definir abertura total de comércio e serviços

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – TRÊS LAGOAS

Uma reunião que ocorrerá na manhã de hoje, em Três Lagoas, deve definir a reabertura de todo o comércio no município. Inicialmente marcado para a última segunda-feira, o encontro foi adiado para hoje por conta do feriado prolongado de Tiradentes. Há duas semanas, o município reabriu parte dos estabelecimentos comerciais com restrições.

Neste encontro, representantes de vários estabelecimentos que ainda estão fechados, como academias, restaurantes, shopping e feiras, deverão apresentar planos para que seus negócios voltem a funcionar respeitando uma série de restrições preconizadas pelo Ministério da Saúde para evitar o aumento de casos de coronavírus.

De acordo com o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), em entrevista exclusiva à Cidade FM 102,9, foi definido junto com o Comitê de Enfrentamento e Combate à Covid-19, que a cidade deveria ser reaberta. “Percebemos que o comércio deveria voltar a funcionar, mas cumprindo uma série de restrições e com os nossos 120 fiscais nas ruas, para poder voltar à normalidade em nosso município”, disse.

Segundo o chefe do executivo três-lagoense, os empresários terão de apresentar um plano à prefeitura para execução de suas respectivas atividades econômicas dentro das atuais normas de saúde. “Diversos representantes de academias, do shopping, shopping popular, da feira, vão apresentar suas propostas. O pessoal do shopping já apresentou. Queremos que todo esse ciclo comercial nos apresente um plano de trabalho, temos que ter o conhecimento do plano de cada um deles, com isso vamos definir”, disse.

A partir desta reunião, será redigido um novo decreto municipal que será publicado para que os estabelecimentos possam reabrir a partir de segunda-feira, dia 27 de abril, seguindo as novas normas. “Viemos conversando com o comitê e técnicos. Sabemos da extrema necessidade destes empresários retomarem às suas atividades, seguindo o que vai se redigido no decreto, mas seguiremos fiscalizando”, disse o prefeito, que ainda completou. “A Economia do país não pode ficar parada. E o número maiores de empregos são dos pequenos (comércios)”, disse.

Ainda segundo o prefeito, a feira municipal, um dos serviços que devem reabrir na cidade, terá algumas modificações que já estão sendo apresentadas ao comitê. “Ela não deve voltar nos três dias como era no decorrer da semana, vai ter algumas limitações. Não vai ter o ir e vir no canteiro da rua Rosário Congro, vai ser tudo com gradil, com uma única entrada e uma única saída”, completou.

Mesmo com reabertura, prefeito segue preocupado com a baixa adesão ao isolamento social

Ainda na mesma entrevista, Guerreiro afirmou que está preocupado com a quantidade de pessoas de Três Lagoas que não está respeitando o isolamento social. Segundo o prefeito, está havendo um relaxamento. “Estamos percebendo um relaxamento por parte de algumas pessoas no nosso município. A pandemia é séria. Três Lagoas não é uma ilha. Pessoas acima de 60 anos, e que tenham algum problema, que façam o isolamento, ele se faz necessário, usem máscaras, assim como estamos usando aqui na prefeitura”, disse.

O prefeito também reconheceu que, mesmo com a reabertura de todas as atividades, a movimentação será mais baixa enquanto houver a ameaça do vírus. “Dentre a parte do nosso comércio que já abriu, tivemos uma queda entre 40% e 50% neste período, nós sabemos disso. E também não é momento de trocar os móveis, trocar o guarda-roupa, ficar 2 ou 3 horas em uma loja, é preciso ainda respeitar o isolamento”, completou Guerreiro. (Colaborou Cláudio César)


Compartilhe esta notícia!