Home Cidades Para uso de profissionais de Saúde e de Segurança município já conta com 600 testes rápidos

Para uso de profissionais de Saúde e de Segurança município já conta com 600 testes rápidos

3 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Três Lagoas continua se empenhando no combate ao Coronavírus e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu do Ministério da Saúde 600 kits de testes rápidos para o Covid-19, que serão utilizados pelos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente ao combate ao vírus no Município, bem como pelos agentes de segurança pública que apresentarem sintomas.

“Além dos 600 testes que já serão distribuídos, também chegarão mais 5.000 que foi uma compra feita pela Prefeitura, para que estejamos preparados e não falte testes para os nossos profissionais que se arriscam diariamente”, afirmou Angelina Zuque, secretária da SMS.

Como o número de testes adquiridos pelo Ministério da Saúde foi limitado, o uso deles terá restrições. “Isso não quer dizer que outras pessoas realmente sintomáticas não terão atendimento, essas passaram por coleta de amostra que, como de praxe, é enviada ao Lacen para análise”, comentou Angelina.

A Secretária explica, ainda, que a diferença do teste utilizado hoje (PCR) é que a coleta de amostra é feita no início dos sintomas para fins diagnóstico e tratamento. Já o teste rápido é coletado depois do sétimo dia para confirmar se é Covid-19.

O prefeito Angelo Guerreiro, por sua vez, reforçou que o município está trabalhando junto das Associações, líderes religiosos, empresários, sociedade civil organizada e comum, para que as medidas de contenção sejam cumpridas. “O envio de teste pelo Ministério da Saúde, bem como a compra por parte do executivo, vai facilitar a identificação da doença nesses profissionais que são peça fundamental para o enfrentamento dessa pandemia”, finalizou.


Compartilhe esta notícia!