Home Cidades Com restrições, comércio pode reabrir na terça-feira

Com restrições, comércio pode reabrir na terça-feira

6 tempo de leitura
0
0
169

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Em reunião ocorrida na manhã deste sábado (4), na Prefeitura de Três Lagoas, representantes do comércio e gestores do Município decidiram flexibilizar o decreto e reabrir parte do comércio na próxima terça-feira (7). Mas, para isso, várias regras sanitárias deverão ser seguidas. Alguns setores deverão continuar com restrições.

É o caso dos restaurantes que vão permanecer com atendimento delivery, ou seja, entregando ou fornecendo alimentos para consumo em casa ou em outro local. O que pode mudar é que esse segmento poderá entregar o alimento embalado direto para o consumidor na porta do estabelecimento, mas, sem aglomerações.

Shopping, academias, e escolas continuam fechados. Igrejas terão um capítulo à parte e deverão se enquadrar em algumas regras que incluem a apresentação de um plano de ação. Bancos continuam fechados e para os atendimentos em caixas eletrônicos deverão oferecer álcool gel e higienizar os equipamentos.

Conforme o prefeito Angelo Guerreiro, a flexibilização das medidas adotadas pelos municípios circunvizinhos além de promover a deslealdade comercial, favorece a possibilidade de contaminação das pessoas que se deslocarem até lá potencializando a propagação local mesmo com a implementação de barreiras sanitárias nas divisas do estado, além de favorecer a atividade comercial daqueles municípios em detrimento da local.

Durante a reunião os gestores avaliaram várias medidas, especialmente no sentido de que surtam efeitos pedagógicos para conscientizar a população dos riscos de contágio e dos cuidados a serem adotados para a prevenção.

As equipes de vigilância serão rigorosas na fiscalização que inclui até mesmo o controle de fluxo com quantidade máxima de pessoas por metro quadrado dentro dos estabelecimentos, o uso de Equipamentos de Proteção Individual, assepsia de superfície e das pessoas.

A principal preocupação, segundo o Prefeito, é a conscientização da população. “Apesar dessa flexibilização, é importante que as pessoas fiquem em casa e só saiam para o que for estritamente necessário. O vírus letal continua se propagando. Estamos fazendo o possível para equipar o sistema de saúde mas as limitações são preocupantes”, disse.

Nesta segunda-feira (6), haverá uma nova reunião entre as entidades que participam do Comitê Anticrise do Coronavírus para a leitura e possíveis ajustes no decreto de flexibilização das regras sanitárias que será publicado na terça-feira.

Participaram da reunião, além do prefeito Angelo Guerreiro, o assessor jurídico da Prefeitura, Dr. Luiz Gusmão; Eurídice Silveira, do Sindicato das Empresas do Comércio; Sueide Torres, do SINDVAREJO; Fernando Jurado e Anderson Okahara, da Associação Comercial; Cassiano Maia, representante do corpo clínico do Hospital Auxiliadora, e Marcos Antônio Júnior, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – (Abrasel).

 

MÁSCARAS

A Prefeitura de Três Lagoas informou que dispõe de material para confecção de máscaras. No entanto, está precisando de pessoas ou grupos voluntários para fazer o trabalho. As pessoas interessadas em colaborar podem procurar a Secretaria de Assistência Social. Informações pelo telefone (67) 3929-9887.

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…