Home Cidades Andradina Número de casos passa dos 50

Número de casos passa dos 50

9 tempo de leitura
0
0
329

ARNON GOMES – Araçatuba

Já chega a 53 o número de casos suspeitos de coronavírus nas maiores cidades da região. A conclusão está em novos números divulgados nessa quarta-feira pela Prefeitura de Araçatuba, junto com as primeiras suspeitas da doença informados pela Vigilância Epidemiológica dos municípios de Birigui, Penápolis e Guararapes. Em Andradina, onde havia apenas um caso suspeito, agora, já são quatro. A situação levou as administrações municipais a lançarem mão de novas ações destinadas ao combate da covid 19.
Em Araçatuba, são 36 pessoas que podem estar infectadas com o vírus, conforme boletim divulgado pelo poder público no fim da tarde de ontem. Nenhum caso está confirmado. Todos aguardam os resultados de exames que vão confirmar, ou não, o contágio.
Em todas pessoas com risco de estarem infectadas, os sintomas começaram a se manifestar entre 28 de fevereiro e ontem. Grande parte dos suspeitos retornou de viagem recentemente ou, fora da cidade, teve algum tipo de contato com pessoas que desenvolveram sintomas da doença no exterior.
Dos municípios vizinhos, o maior número está em Penápolis. Segundo a Prefeitura, até a tarde de ontem, foram registrados nove casos suspeitos. Destes, dois são moradores de outras cidades – Avanhandava e São Paulo – atendidos na rede municipal. Apenas um dos suspeitos está hospitalizado e os demais, em isolamento domiciliar.
BIRIGUI
Birigui confirmou ontem seus primeiros casos suspeitos. São três, todas do sexo feminino. Uma delas, de 38 anos, mora no bairro Bosque da Saúde e fez viagem recente para a Europa. Outra, de 31, é de São Paulo e veio prestar serviços na cidade. A terceira infectada é uma moradora de Birigui, tem 39 anos e reside no bairro Colinas.
A exemplo do que tem feito os outros municípios da região, o material para exame foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, órgão responsável por confirmar ou descartar os casos em análise. Ainda ontem, a Prefeitura de Birigui publicou decreto com medidas emergenciais para a prevenção a doença.

ANDRADINA
Os novos casos suspeitos registrados em Andradina também são de mulheres. Elas tem 62, 48 e 38 anos de idade. Assim como a outra mulher possivelmente infectada, de 62 anos, as novas suspeitas retornaram de viagem e já foram isoladas em suas residências.

GUARARAPES
Já em Guararapes, o Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, monitora um caso suspeito de coronavírus. Trata-se de um jovem de 22 anos, que teve contato com uma pessoa que esteve nos Estados Unidos e apresenta os sintomas da doença.
“O paciente buscou atendimento na Santa Casa de Guararapes, onde foi avaliada por um médico e efetuou a coleta de exame na própria unidade. O material já foi encaminhado para o Laboratório Adolfo Lutz, que dará os resultados”, informou a Prefeitura, em nota.
O paciente foi liberado para isolamento familiar por não apresentar sintomas graves da doença, recebeu kit de máscaras e recomendações sobre os cuidados básicos, e será acompanhada por uma equipe da vigilância municipal, até que se tenha o resultado do exame.

 

Agravamento restringe acesso ao Paço, fecha prainha e dispensa gestantes

Diante do aumento do número de casos suspeitos de coronavírus, prefeituras reforçaram suas ações de combate.
Em Araçatuba, a administração municipal divulgou novo pacote de medidas, que inclui o fechamento do Paço Municipal ao público externo e a entrada, controlada. O acesso ao local se dará apenas em caso de agendamento prévio por telefone. No mesmo local, fica suspensa a utilização do “salão azul” para reuniões, exceto para assuntos de saúde referentes ao coronavírus. As sessões realizadas pelas secretarias de Planejamento e da Fazenda atenderão somente assuntos com prazos pré-determinados e prévio agendamento por telefone. Os funcionários das repartições da Prefeitura irão trabalhar em turnos diferentes – uma turma, das 8h às 13h; e a outra, das 13h às 18h.
Funcionárias grávidas serão dispensadas por período indeterminado. As secretarias de Saúde e Segurança continuarão atuando normalmente. Estão suspensos os cursos de formação dos novos guardas municipais. Neste período, todos atuarão em regime de estágio assistido. A Prainha Municipal será fechada ao público. A Secretaria de Turismo pede a colaboração de todos, pois há outras formas de acesso ao local, exceto o portão principal.
Já em Birigui, o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) publicou ontem decreto que suspende aulas, cursos, eventos e atividades da administração a fim de garantir a prevenção contra o coronavírus.

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Andradina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…