Home Cidades Andradina Clima de carnaval: festa preparada

Clima de carnaval: festa preparada

11 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – Araçatuba

Tudo pronto para o carnaval na região.
Em Araçatuba, a programação oficial conta com cinco dias, a maior dos últimos anos. Na cidade, os pontos de concentração dos festejos serão a praça Rui Barbosa, no Centro, e a Estação Cidadania, no bairro Atlântico.
A comemoração começa na próxima quinta-feira, com atrações voltadas às crianças. Na Estação Cidadania, das 17h às 19h, haverá oficina de máscaras infantis e a presença do DJ Betinho com repertório carnavalesco.
Outras duas atrações acontecem na sexta-feira, na Estação Cidadania. A Banda Municipal Bruno Zago apresenta Marchinhas de Carnaval às 18h. Depois, às 20h, haverá bailinho com o grupo Metais do Nordeste.

BLOCOS
Na praça Rui Barbosa, a festa começa no sábado, com oficina de máscaras infantis e apresentação do Bloco do Guri, das 16h30 às 18h30. Na sequência, a artista Beatriz Marques vai interagir com o público com atividades de percussão. Neste momento, também acontece a concentração para o início do cortejo do Bloco do Gordinho.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, os foliões do Bloco do Gordinho sairão às 18h40 da Praça Rui Barbosa e passarão em cortejo pelas ruas Campos Salles, Silva Jardim, Oscar Rodrigues Alves e Luís Pereira Barreto. O retorno à praça está previsto para as 19h20, horário em que começa o show com o grupo Metais do Nordeste.
Às 20h, fechando o sábado de carnaval, apresenta-se também na praça Rui Barbosa o maestro Marcos Tinarelli, em um show com coral e banda.
No domingo, dia 23, a Banda Municipal Bruno Zago apresentará show com Marchinhas de Carnaval, às 18h, na praça Rui Barbosa. Para manter o ritmo, a Secretaria Municipal de Cultura vai reproduzir músicas carnavalescas na praça. A última apresentação no domingo é da bateria da Escola de Samba Virada do Sol, das 21h às 22h.
As comemorações de carnaval terminam na segunda-feira, com marchinhas carnavalescas apresentadas pela Banda Municipal Bruno Zago. O show tem início às 18h e acontece na praça Rui Barbosa.

BIRIGUI
Em Birigui, o grande destaque da programação está no Sec, que, de 21 a 25 de fevereiro, tem uma programação repleta de atividades. Deste domingo até o dia 23, crianças e seus familiares confeccionam juntos colares e tiaras coloridos para serem usados como caracterização para o carnaval, sempre das 10h30 às 12h, no Espaço Brincar.
Na sexta-feira, dia 21, representando a nova geração de sambistas paulistas, Rodrigo Nogueira usa sua experiência nas quadras das escolas de samba da capital para apresentar as canções que marcaram as gerações. Neste show, une sambas-enredo, de quadra, alusivos e sambas de exaltação.
No dia 22, sábado de carnaval, às 16h, o tradicional bloco da Cia. Tempo de Brincar chega à sua oitava edição homenageando o universo poético da doceira e poeta Cora Coralina. A folia terá brincadeiras, canções originais e marchinhas inspiradas na cultura popular, com ritmos brasileiros como frevo, ciranda e caboclinho.
Já no domingo de carnaval, dia 23, o cantor Roberto Seresteiro traz o baile “E as marchinhas voltaram!”, com um repertório especial de marchinhas carnavalescas, abrangendo composições de várias épocas. Ele reviverá letras de grandes compositores como Lamartine Babo, João de Barro, Noel Rosa, Ary Barroso, João Roberto Kelly, entre outros. Recordar esse repertório festivo, tão brasileiro e representativo da nossa cultura é a proposta do show.
No dia seguinte, é a vez de um show recheado de marchas carnavalescas, onde os personagens e sua “Charanga” mostram o verdadeiro significado de Brincar o Carnaval.
Na terça-feira, dia 25, acontece o Carnaval Turbilhão, que é um show-baile com as marchinhas mais famosas do carnaval, comandado pelo cantor e compositor paulistano Mauricio Pereira (Os Mulheres Negras).

a3 carnaval1

MARCHINHAS – Carnaval Turbilhão com banda “Os Mulheres Negras” promete muita nostalgia

 

Bloco do Gordinho completa 5 anos

Uma das principais atrações do carnaval de Araçatuba, o Bloco do Gordinho começou de uma simples ideia que a atriz e produtora Paula Liberati teve para resgatar e apresentar o carnaval para seu afilhado.
O bloco completa cinco anos neste carnaval e traz várias novidades, inclusive o lançamento de um clipe. Nele, Paula interpreta e dirige a produção do vídeo com a música “Fonte da Juventude” (mais conhecida pela versão das Frenéticas) ao lado da cantora e jornalista Micheli Amorim.
“É uma grande satisfação comemorarmos cinco anos de bloco, com apoio total da Prefeitura de Araçatuba, que incluiu a atração na programação oficial do carnaval da cidade. Quando comecei em 2015, não havia muitas opções para a criançada curtir e hoje percebo outros movimentos se organizando na cidade, inspirados pelo Bloco do Gordinho. Isso é uma grande alegria, porque o intuito também era fomentar o carnaval da cidade e nós acreditamos que carnaval é união”, diz Paula.

 

Carnaval tem atrações confirmadas para os três dias de festa

O carnaval de Três Lagoas – o CarnaTrês Folia – está com a programação definida. A Banda Madre Santa foi a primeira a ser confirmada. Nessa semana foi confirmada a Banda Genius, de Votuporanga. O baile de carnaval, que é tradição em Três Lagoas e leva alegria ao povo, acontecerá na esplanada N.O.B e terá início no sábado (22) das 21h às 03h. No domingo (23) acontecerá uma matinê das 15h às 19h e o baile das 21h às 03h. O último dia de festa será na segunda feira (24) das 21h às 03h.
As duas bandas contratadas vão se alternar nas apresentações durante os três dias de festa. O Governo do Estado apoiou a festa de carnaval da Prefeitura de Três Lagoas com tenda, som de grande porte, geradores e grades, o que representa 80% da estrutura do evento, proporcionando uma economia ao Município.

a3 Três Lagoas Carnaval

ATRAÇÃO – Estrutura será montada no pátio da NOB, onde vai ser feita a festa em três dias


Compartilhe esta notícia!