Home Cidades Andradina Hoje é dia de vacinação contra o sarampo

Hoje é dia de vacinação contra o sarampo

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu ontem (14), após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”.
O ministério lança hoje (15) o Dia D de vacinação contra o sarampo. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, lamentou a morte da criança e acrescentou que a fatalidade serve de alerta para os pais e responsáveis vacinarem as crianças.
Segundo dados do ministério, o Brasil tem, atualmente 337 casos de sarampo registrados e confirmados. Foi feita uma campanha de mobilização contra o sarampo no ano passado, mas Wanderson de Oliveira lamentou a baixa adesão entre os adultos.

“O movimento foi preparado para eliminarmos o sarampo do território nacional. Então, começamos numa primeira fase com crianças menores de 5 anos. Depois, numa segunda fase, de 20 a 29 anos. Nessa fase, a vacinação foi muito baixa. Distribuímos 9 milhões de doses de vacina e fizemos pouco mais de 1,8 milhão”.
A campanha, cujo Dia D será neste sábado, tem como público-alvo pessoas de 5 a 19 anos, mas, após a morte no Rio de Janeiro, o chefe da SVS incentivou a vacinação de crianças a partir de seis meses. “A faixa etária de vacinação regular é 1 ano de idade, mas a gente vem desde o ano passado orientando vacinação de crianças acima de 6 meses até 11 meses e 29 dias”. Após esta fase da campanha, uma nova terá início, com vacinação de todas as idades. Há ainda a possibilidade de realizar uma campanha de dupla vacinação, com sarampo e influenza.

ARAÇATUBA
A Secretaria Municipal de Saúde Araçatuba informou que durante o período da campanha, também será ofertada a vacina contra a Febre Amarela a todas as crianças nascidas a partir de 2013 que ainda não receberam a dose de reforço. Hoje, todas as 19 UBS estarão abertas das 8h às 17h para atender o público da campanha. É importante que pais ou responsáveis levem às UBS a carteirinha de vacinação da criança, com objetivo de registro das doses aplicadas.

ANDRADINA

O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Saúde informou que hoje as Unidades Básicas de Saúde da Vila Mineira e do Benfica ficarão abertas no período de 8h às 16h.

TRÊS LAGOAS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do setor de Imunização, informa à população que hoje, Dia “D” de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo todas as unidades de Atenção Primária de Saúde (postos de saúde dos bairros) estarão funcionando
Nesta primeira fase da campanha, iniciada no dia 10 de fevereiro e que se estende até 13 de março, crianças e jovens estão recebendo a aplicação da vacina Tríplice Viral (TV), que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola.
Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, junto com a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, incluindo o Dia “D”, meninos e meninas estarão também sendo vacinados contra o HPV (sigla em inglês do Papilomavírus Humano), que é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST
Esta vacina, disponível em todos os Postinhos, também é ministrada em duas doses e devem ser imunizados, uma vez na vida, as meninas de 09 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos de idade.

 


Compartilhe esta notícia!