Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, informa à população, em especial, aos donos de cães e gatos, que a unidade móvel de atenção à saúde animal, popularmente conhecida como Castramóvel, deverá permanecer instalada no pátio da Escola Estadual “Fernando Corrêa”, portão da Rua Egidio Thomé, Bairro Lapa, até quarta-feira, 04 de dezembro.
A princípio, como havia sido divulgado, a equipe do Castramóvel, coordenada pelo médico veterinário Everton Ottoni, ficaria neste local somente até amanhã, sexta-feira (29), mas, devido ao aumento da demanda de serviços, o atendimento foi estendido por mais três dias.
Encerrada esta que é a 22ª etapa de ações, o Castramóvel será deslocado para o pátio do Departamento de Obras e Serviços (DOS) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), onde irá permanecer, no período de 04 a 20 de dezembro, cumprindo a 23ª e última etapa de ações, antes do recesso de final de ano.
Como vem ocorrendo em todos os locais por onde já passou, o Castramóvel dispõe dos seguintes serviços: castração de cães e gatos machos, acima de seis meses de idade; vacinação antirrábica de cães e gatos; distribuição gratuita de vermífugo; orientações sobre posse responsável de animais de estimação; cuidados com animais peçonhentos; e profilaxia (cuidados e prevenção) da Leishmaniose em caninos.
Os atendimentos continuam sendo pré-agendados no local ou pelo telefone do CCZ (3929-1803), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

RELATÓRIOS
Como consta nos relatórios da equipe do Castramóvel, de janeiro de 2019 até agora (27.11.2019), foram castrados 642 cães machos e 665 gatos, totalizando 1.307. Somando aos 311 cães e 261 gatos, castrados de agosto, quando iniciaram as ações do Castramóvel, a dezembro de 2018, o total de animais de estimação, castrados pela equipe do CCZ, é de 1.879 animais machos.
Em 2019, a equipe do Castramóvel, além de percorrer vários bairros, esteve também na Zona Rural e nos Distritos de Arapuá e Garcias e, no decorrer das 22 etapas de ações, foram também vacinados 180 cães e 41 gatos contra a raiva e distribuídos mais de 500 doses de vermífugos.
Como ressaltou o médico veterinário, Everton Ottoni, “em todos os variados locais, onde estivemos atendendo à população, percebemos o quanto este serviço era aguardado por quem possui um animalzinho de estimação, seja ele cão ou gato”, disse.

 

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Cidades

Veja também

Holambra tem programação especial para o período natalino

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – HOLAMBRA O Parque da Expoflora, em Holambra, t…