Home Cidades Saúde intensifica ações na reta final do Novembro Azul

Saúde intensifica ações na reta final do Novembro Azul

5 tempo de leitura
0
0
27

MARIANE MARTINS – TRÊS LAGOAS

Novembro está acabando, mas a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de próstata é um alerta para todos os meses do ano.
Além da prevenção do câncer de próstata, a campanha tem o objetivo de promover mudanças no conceito de ir ao médico, encorajando os homens a fazerem exames de rotina e a se preocuparem com a saúde.
Em Três Lagoas (MS), exames, coletas e orientações são feitas em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde). No município, cinco Unidades atendem até às 19h e o público masculino tem comparecido nesse período.
Conforme levantamento da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, desde o inicio da campanha passaram por atendimento 4.315 homens e nos dois presídios foram feitos 153 atendimentos.
As doenças identificadas foram; hepatite C, sífilis, hipertensão, diabetes, distúrbio mental, alcoolismo, rinite alérgica, cistite, gonartrose (artrose no joelho), cervicalgia, doença de refluxo gastresofágico e hipotireoidismo.
Algumas dessas doenças são tratadas na própria Unidade Básica de Saúde e outras são encaminhadas para especialistas.
HOMENS EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
Segundo o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, 82 homens passam por tratamento contra o câncer de próstata em Três Lagoas. A Secretaria Municipal de Saúde promove ações no foco no diagnostico precoce do câncer de próstata.
A detecção é feita por meio de dois exames clínicos. O exame digital da próstata (toque retal) e a dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) são os procedimentos básicos e complementares para o inicio do rastreamento.
PREFEITO ENCORAJADOR
O prefeito Angelo Guerreiro (50), encoraja fortemente outros homens a realizar consulta para diagnóstico de existência ou não desse e qualquer outro tipo de câncer. Guerreiro enfatiza que a consciência sobre cuidados com a saúde masculina não deve restringir apenas no mês da campanha. “Admito que eu em conjunto com outros homens, nós não nos preocupamos tanto com a própria saúde, geralmente a preocupação é com o trabalho e acaba não sobrando “tempo” para se cuidar.

Mas, quero deixar um recado importante às mulheres que elas possam convencer seus homens queridos a procurarem atendimento médico e cuidar da saúde, acredito que dessa forma o número de comparecimento aumente. Eu realizo minhas prevenções e aconselho que o preconceito possa custar à vida. Procure atendimento, não custa nada”, destaca.
HORÁRIO ESTENDIDO NAS UNIDADES DE SAÚDE
Em Três Lagoas, cinco Unidades de Saúde da Família atendem a população em horário estendido após adotarem o programa “Saúde na Hora” do Ministério da Saúde. As unidades Interlagos, Vila Piloto, Vila Haro, Paranapungá e Santa Rita atendem de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, sem intervalo. São realizados atendimento médico, farmacêutico e atendimento odontológico.

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…