AndradinaAraçatubaCidadesTrês Lagoas

Escolas e empresas promovem atividades para comemorar o Dia da Árvore

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Neste sábado (21), comemora-se o Dia da Árvore, que diante dos graves problemas climáticos, vem sendo cada vez mais valorizado. A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no hemisfério sul. Este ano, a primavera vai começar no dia 23, mas há anos que começa no dia 22. Muitas empresas estão desenvolvendo a consciência ambiental e participam de ações de conscientização, assim como escolas e órgãos públicos.
Em Araçatuba, A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), vai desenvolver a Semana da Árvore no período de 21 a 28 de setembro. Serão promovidas atividades de educação ambiental, palestras, corrida e caminhada, trilha ecológica, distribuição de vale mudas de árvores, curso de poda e plantios de mudas por toda a cidade.
Neste sábado estão previstos vários eventos, como plantio de árvores frutíferas no Parque Municipal da Fazenda, a partir das 9 horas. À tarde tem abertura oficial da semana, corrida e a partir das 18 horas, plantio de árvores ao longo de áreas verdes na Avenida Café Filho.

PROGRAMAÇÃO
DIA 22/09 – DOMINGO
8h – Recepção dos participantes no Espaço de Educação Ambiental Tulha do Parque
8h30 – Trilha Ecológica Interpretativa
0h – Plantio de 30 árvores em Área de Preservação Permanente do Córrego Bela Vista
8h – Ação de plantio e replantio de árvores coordenada por equipes do Rotary Araçatuba
Local: Área Verde no entroncamento da Av. dos Fundadores com a R. doutor José Coelho Junior
16h – Roda de conversa e plantios no Centro Comunitário e residências do bairro Porto Real
Rua João Ferreira dos Santos, s/n° – Porto Real

23/9 SEGUNDA
8h30 – Ação de entrega de vale mudas no Calçadão
Calçadão da R. Princesa Isabel e R. Marechal Deodoro
14h – Início da Palestra “Árvores e o Meio Ambiente”;
Joana Favarin Jorge, 161 – Res. Vista Verde
Palestrante: Bióloga Me. Fernanda Andrade Bueno
15h – Plantio de árvores na EMEB

Crianças de Três Lagoas comemoram em clima de festa e plantio de mudas

Na manhã desta quinta-feira (19), a garotada dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) CRASE “Coração de Mãe” e Polícia Rodoviária Mirim, de Três Lagoas, participaram da ação de conscientização alusiva ao Dia da Árvore (21 de setembro), no Balneário Municipal “Miguel Jorge Tabox”.
Durante toda a semana, a equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) realizou atividades e palestras com as turmas dos SCFV mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), para despertar a consciência ambiental das crianças e adolescentes do Município.
Para incentivar os participantes, a Semea lançou um concurso de frases com o tema “Árvores”, premiando os autores das melhores frases com uma bicicleta novinha, num total de 12 bikes.
“Plantar uma árvore é uma responsabilidade com as futuras gerações”, Kaique Luiz dos Santos, 15 anos, Patrulha Rodoviária Mirim
A solenidade contou com a presença do prefeito Angelo Guerreiro, do secretário de Meio Ambiente, Toniel Fernandes, secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Aparecido de Moraes, Promotor de Meio Ambiente, Antonio Carlos Garcia de Oliveira, vereadores Luiz Akira e Celso Yamaguti.
Guerreiro e parabenizou a equipe da Semea pela iniciativa. “É uma imensa satisfação dizer que temos uma secretaria comprometida em defender o meio ambiente e propagar as ações de conscientização. Tudo que vocês estão aprendendo vai servir para vocês e para as futuras gerações, pois, este é o sentido da preservação: cada um ensinando o outro a cuidar, assim por diante. Se todos fizerem isso, teremos um mundo melhor”, completou Guerreiro.
Após o ato, a equipe de educação ambiental e as crianças realizaram o plantio de 12 mudas de árvore no Balneário.

Comemoração ao Dia da Árvore em Andradina é marcada pelo projeto Crescendo Juntos

Em homenagem ao Dia da Árvore, na manhã dessa sexta-feira, a Águas Andradina, em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e da Educação, promoveu o passeio das crianças da EMEF Professora Zoraide de Carvalho Oliveira às arvores plantadas por intermédio do projeto Crescendo Juntos, iniciado em 2018, quando foi realizado um plantio de mudas coletivo, por cerca 190 crianças da rede municipal de ensino, na Área de Proteção Permanente (APP) às margens do córrego Pereira Jordão.
Na ocasião, os alunos que participaram do plantio no último ano visitaram suas árvores, sustentando a ideia do projeto Crescendo Juntos, de acompanhar o crescimento, permitindo uma relação harmoniosa entre a criança e a natureza.
“Fiquei muito feliz em ver que a minha primeira árvore está crescendo, porque sei que ela e todas estas outras que estão aqui serão muito importantes protegendo os córregos e as matas ciliares” conta Ana Livia Alves Medeiros, de 9 anos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Gotardo, a ação tem como objetivo a recomposição da Área de Proteção Permanente (APP) e das matas ciliares de Andradina, com o plantio de árvores de espécies nativas da região Noroeste Paulista.

A5 Dia da Árvore_ÁguasAndradina_foto_Luana (4).JPGVISITA – Alunos foram verificar a área onde houve plantio no ano passado
DIVULGAÇÃO
Concessionária faz plantio de 70 mil mudas de árvores nativas
A Triunfo Transbrasiliana, concessionária do trecho paulista da BR 153, busca soluções que permitam reduzir os impactos de suas atividades. Uma dessas soluções é o trabalho constante para a preservação do meio ambiente. Em parceria com a AES Tietê, por meio do programa “Mãos Na Mata”, a concessionária realiza o plantio de mais de 70 mil mudas em uma área degradada de 35 hectares, às margens do Rio Tietê, em Iacanga. O rio é um dos principais do Estado de São Paulo e corta a BR-153/SP passando pelos municípios lindeiros de Promissão e Ubarana.
A Concessionária, por meio do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), é responsável pela reposição florestal e manutenção da área durante três anos ou até atender os indicadores de desempenho previstos no próprio projeto de recuperação. A empresa possui uma equipe exclusiva para o projeto, composta por quatro profissionais, que realizam serviços diários de plantio, adubação, irrigação, manutenção e conservação das mudas.
Desde o início de fevereiro deste ano, 32 mil mudas nativas foram plantadas em uma área de 16 hectares. O processo de plantio é realizado com mudas intercaladas de espécies de preenchimento e de diversidade, ou seja, árvores que possuem rápido crescimento com mudas que possuem um crescimento mais lento. A técnica favorece a conservação e a restauração mais rápida do local, além de incrementar a diversidade biológica.

a5  Reflorestamento.jpg
COMPROMISSO – Trabalho é feito em área de preservação próxima ao Rio Tietê

Comment here