CidadesTrês Lagoas

Fábrica de papel vai investir R$ 190 milhões

MARIANE MARTINS – TRÊS LAGOAS

A Unir Indústria e Comércio de Produtos Higiênicos Ltda, pertencente ao grupo Anin Indústria de Papéis, lançou na quarta-feira (18), a pedra fundamental da empresa que se instalará no Distrito Industrial de Três Lagoas (MS). A fábrica que produz papel Tissue (variações de papel higiênico, papel toalha, guardanapos e absorventes) será genuinamente três-lagoense com investimento de R$ 190 milhões.
O empreendimento será construído em uma área de 80 mil m². De acordo com o presidente da Unir, Aurio Lima Júnior, a empresa terá capacidade produtiva de 30 mil toneladas no primeiro ano, com planejamento de expansão. Lima explica por que escolheu investir em Três Lagoas. “Viemos para cá, por ser um dos maiores polos de celulose do mundo de fibra curta. Isso nos chamou atenção e estudamos a região. Essas fábricas de celulose instaladas em Três Lagoas, são nossas parceiras e percebemos que a área e logística são competitivas”, justifica.
A fábrica será efetivamente construída em dezembro deste ano, com capacidade de geração de 500 empregos durante a obra com expectativa de 200 vagas (diretas e indiretas) na operação. A fábrica deverá operar em 2021. “Queremos o quanto antes começar as obras, esse é o ‘start’. Vamos gerar empregos e riquezas para a cidade”, afirma Lima.
Vantagens competitivas
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, afirma que a indústria Unir, será referência sendo a 1ª Indústria de Processamento de Celulose em Mato Grosso do Sul. Verruck destaca as vantagens competitivas. “Nós vamos produzir guardanapos, papel higiênico, tolha e absorventes. Isso significa que não ficaremos só com o produto semielaborado que é a celulose, mas, sairemos com o produto final (papel) para supermercados e toda linha. É um grande empreendimento, pois, atraímos o olhar do papel Tissue que nós não tínhamos aqui, já que essas indústrias estão concentradas em São Paulo. A Unir será a pioneira no Estado”, ressalta.
O Secretário observa os esforços feitos pelo Governo do Estado em incentivos fiscais para instalação da fábrica. “O Governo do Estado tem uma política ampla de incentivo fiscal, visto que se não fosse isso, essa fábrica estaria do outro lado (São Paulo) e também com o apoio da prefeitura municipal com doação de uma área espetacular no Distrito Industrial, além da isenção de ISS. São esses instrumentos que atraem os empresários”, define.
Guerreiro otimista
O prefeito Angelo Guerreiro (PSDB), elogiou e parabenizou a iniciativa do empresário Aurio e comemorou a chegada de mais uma indústria no Parque Industrial de Três Lagoas, onde já trabalham mais de 5 mil pessoas. Ele afirma que o momento é positivo, principalmente na capacidade de geração de emprego. “Esse momento é muito importante, pois, a partir do momento do início das obras teremos geração de novas vagas de emprego e após a conclusão, geração de números fixos de empregos à família três-lagoense”, conclui.
História
As empresas do Grupo Anin Indústria de Papéis, com sede em Guarulhos (SP), conta com aproximadamente 400 colaboradores e produz mais de 35 mil toneladas de papel por ano. Todos os produtos passam por diversos testes em laboratório e rigoroso controle para garantir que estejam dentro dos padrões de qualidade.
O objetivo social é a fabricação de produtos tais como cartolina, papel cartão e papel ondulado para usos doméstico e higiênico-sanitário.

 

Comment here