CidadesTrês Lagoas

Secretaria e produtores rurais se reúnem para discutir novas regras do PAA

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS
Nessa semana equipe do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) se reuniu com pequenos produtores rurais e a representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) para explanar as novas regras de operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos – “PAA”.
O encontro foi proposto pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer – e, conforme explicou a engenheira agrônoma da Semagro, Karla Bethânia Ledesma de Nadai, o Programa deixa de ser responsabilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Mato Grosso do Sul e passa a ser administrado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura.
“Se antes, 100% do repasse do PAA era feito pela Conab, agora passará a ser 10% e os 90% restantes de competência das prefeituras. Os núcleos municipais terão mais liberdade para estruturar as normas junto aos produtores”, disse Karla.
O PAA regulamenta a compra e distribuição de hortifrutigranjeiros para atender aos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O Programa beneficia, principalmente, pequenos produtores rurais, inseridos na Agricultura Familiar.
O secretário Toniel Fernandes, acompanhou a reunião e disse que a SEMEA poderá dar assistência aos produtores e intermediar o fornecimento de alimentos. “Essa mudança vai exigir adequações, recadastramento e orientações específicas. Quero colocar o Departamento de Agronegócio à disposição de todos os pequenos produtores para auxiliá-los no que for possível, para que continuem a fornecer seus produtos para a Assistência Social”, completou.

 

Comment here