CidadesTrês Lagoas

60% dos eleitores ainda não fizeram a biometria em Três Lagoas

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

Eleitores de Três Lagoas (MS) que ainda não fizeram a Revisão Biométrica obrigatória devem se adiantar para evitar as típicas filas que surgem no fim do prazo. O cadastramento biométrico obrigatório no município começou dia 3 de junho e vai até o dia 8 de outubro.
No município, apenas 42,85% (28.806) dos 67.233 (eleitorado abrangido) cadastraram as digitais. Faltam ainda 57,15% (38.427) eleitores para finalizar o procedimento. Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas conta com 78.049 eleitores no Cadastro Nacional de Eleitores. O município de Selvíria (MS) também consta nessa totalidade (5.033).
A Justiça Eleitoral ressalta a importância de o eleitor não deixar para última hora a coleta biométrica. O procedimento é simples e realizado nos cartórios eleitorais com duração de 12 minutos. O atendimento pode ser agendado online pelo site do Tribunal Regional Eleitoral- MS (www.tre-ms.jus.br).
O receio da chefe de cartório da 9ª e 51º zonas eleitorais, Vanessa Barroso, é que a pouca adesão à biometria acabe gerando transtornos no final do prazo.
“Os maiores de 70 anos, jovens com 18 anos incompletos e aqueles que se declararam analfabetos para a Justiça Eleitoral não são obrigados a votar. No entanto, se eles não comparecerem a Revisão Biométrica eles terão os títulos cancelados, o que implica em não quitação eleitoral. Caso a pessoa necessite de quitação, ela terá que procurar o cartório para regularizar, como por exemplo, (matrícula em faculdades, passaportes, financiamentos e outros atos civis). Se isso acontecer antes do fechamento do cadastro para as eleições que ocorre de maio a novembro, estará no prazo para regularizar. Mas, a questão é no fechamento do cadastro, se ela precisar da quitação, por exemplo, em junho do ano que vem quando estiver fechado o cadastro para eleição, aí ela não consegue o documento e terá que esperar passar o período. Lembrando que o titulo eleitoral não serve apenas para votar, ele é um documento. Por isso, faça a biometria e fique quite com a Justiça Eleitoral”, explica.
Para fazer a biometria é preciso ir ao cartório eleitoral com identidade original com foto e cópia, comprovante de residência atualizado e título de eleitor. Quem não fizer o procedimento de Revisão Biométrica terá o título cancelado e sofrerá restrições na vida civil.
O Fórum Eleitoral de Três Lagoas atende as 9ª e 51ª zonas. O órgão funciona das 12h às 18h, de segunda sexta-feira. O endereço é Rua Alfredo Justino, 1.100, Centro.

a cadastramento biométricxo.jpeg

Comment here