CidadesTrês Lagoas

SRC promove Carreata de São Cristóvão há 20 anos

MARIANE MARTINS – TRÊS LAGOAS

Há duas décadas o Sistema Regional de Comunicação realiza a tradicional Carreata de São Cristóvão em Três Lagoas (MS) que leva o nome do Santo para intercessão de sua proteção e benção aos motoristas. A Carreata e Santa Missa serão no dia 27 de julho.
Como todos os anos, devido ao grande número de caminhões, ônibus, vans, automóveis e motocicletas que participam da procissão, algumas das principais ruas e avenidas do trajeto ficarão parcialmente interditadas com a ajuda dos Agentes Municipais de Trânsito e a Polícia Militar.
Com saída programada às 18h em frente ao supermercado Thomé, na Avenida Capitão Olinto Mancini, os motoristas trafegarão pela Avenida fazendo percurso em torno da Lagoa Maior, seguindo até a Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Este ano a tradicional missa será celebrada na Diocese, para melhor comodidade dos fiéis. A Santa Missa será presidida pelo Bispo Dom Luiz Knupp juntamente com os padres das paróquias de Três Lagoas. Haverá benção das chaves e documentos dos veículos. São aguardadas aproximadamente três mil motoristas que farão uma noite de reflexão e bênçãos.
As rádios Cidade FM 102,9 e Jovem Pan FM 88,5, são as emissoras oficiais do evento. Durante o percurso da carreata serão transmitidos flashes ao vivo até a catedral. Após o trajeto, será transmitida a Santa Missa na programação da rádio Cidade FM.

Padroeiro dos motoristas- Saiba a história de São Cristóvão
Conhecido por ser o padroeiro dos viajantes, essa é uma das razões porque “Cristóvão”, que não era o seu nome de batismo, significa condutor de Cristo. Este Santo é muito popular no Brasil, mas você sabe quem foi São Cristóvão?

O Início da História de São Cristóvão
De acordo com registros históricos, Ofero Relicto (seu nome de batismo), nasceu em Canaã no século III e era o filho primogênito do rei de Canaã. Quando cresceu se tornou um homem alto e forte, por isso tornou-se um guerreiro.

Ofero era temido pelo seu porte físico e por todas as suas habilidades para batalhar. Além das habilidades como guerreiro, ele tinha o desejo de servir ao mais poderoso e maior rei de todos. No seu entendimento, o maior e mais poderoso rei era Satanás.

Nesse desejo de servir ao maior rei de todos, e após servir ao imperador de Canaã e a Satanás, ele acabou notando que a ambos faltava a verdadeira coragem, pois o imperador temia ouvir o nome do diabo e o próprio Satanás se assustou ao ver uma cruz em uma estrada.

Após a desilusão, ele conheceu um eremita que o batizou e educou na fé cristã, e ele percebeu que Jesus era o maior, mais poderoso e mais corajoso de todos os reis. A partir daí ele começou a ajudar a todos que podia, das mais diversas maneiras, como era muito alto e muito forte, costumava ajudar pessoas a atravessar um rio.

Até que um dia, um menino lhe pediu que o ajudasse a atravessar o rio, porém quanto mais ele andava, mais pesado o menino ficava. Ao chegar à outra margem Ofero disse: “Menino como tu pesa, parecia que tinha o mundo sobre os meus ombros”. E o menino lhe disse: “Bom homem, não te espantes, pois carregaste o Rei dos Reis, filho de Deus e o peso dos pecados do mundo. Sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir”. A partir desse dia Ofero passou a ser chamado de Cristóvão – O condutor de Cristo.

Dia de São Cristóvão
O Dia do Motorista é comemorado todos os anos no dia 25 de Julho. Nesta data, as instituições e paroquias organizam campanhas de conscientização para que a população e condutores saibam da responsabilidade do ato de dirigir. O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, turistas, peregrinos e viajantes.

 

Comment here