Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS
A menos de 20 dias para encerrar os procedimentos de exames de mamografia (prevenção e diagnóstico de câncer de mama) e exames de Papanicolau (preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero), a Carreta de Saúde da Mulher do Sesc realizou até o momento cerca de 634 exames. A falta de pacientes aos exames compromete o atendimento.
A carreta está estacionada da Unidade Básica de Saúde – UBS Nova Três Lagoas, no Bairro Nova Três Lagoas desde o dia 27 de maio e até o dia 27 de junho realizou 347 exames citopatológicos/preventivo e 287 mamografias.
Esta é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, que escolheu o local após levantamento de dados constando uma maior necessidade das mulheres daquela região e adjacências.

ATENDIMENTO
Elida Tiburcio da Silva, 50 e Maria Aparecida Gonçalves Oliveira, 54, elogiaram a estrutura e o atendimento prestado. “Muito boa esta oportunidade para nos cuidarmos e fazermos exames que são tão caros na rede particular e eu não teria condições de pagar”, disse Maria Aparecida.
Nos próximos dias, as pacientes que desejarem ser atendidas pela carreta poderão se deslocar até a mesma durante o horário de atendimento para fazerem o cadastro para passar pelo preventivo sem agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde, somente as mamografias.

ABSENTEÍSMO
Segundo a analista em enfermagem, Esthefani Guimarães Uchôa, as faltas têm sido recorrentes e isso prejudica os atendimentos.
“Um exame de mamografia sairia para o paciente em uma clínica particular R$ 800 e temos percebido que as pessoas estão deixando de aproveitar essa oportunidade e principalmente de deixar que outras pessoas usufruam da mesma faltando sem desmarcar a consulta”, explicou.
Esthefani lembrou que sem demanda, a carreta tem total liberdade para se deslocar para outra cidade. “Já aconteceu em um Município e é muito triste quando a população perde oportunidades como estas”, disse a enfermeira. Desmarcando a consulta a pessoa não precisará passar por todo o procedimento de agendamento, bastando somente ir até o local para ser encaixado.

SERVIÇO
O horário atendimento é: às segundas-feiras; das 7h às 11h e das 13h às 17h, às terças, quartas e quintas-feiras e às sextas-feiras, o atendimento será das 7h às 11h.

 


Compartilhe esta notícia!
Mostrar mais
Carregar mais em Cidades

Veja também

Projeto Judô Cidadão promove graduação 29 atletas estudantes valparaisenses

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO VALPARÍSO   A noite do último dia 12 foi especial…