Home Cidades Marcar e não ir aos exames atrapalha atendimentos da Carreta de Saúde da Mulher

Marcar e não ir aos exames atrapalha atendimentos da Carreta de Saúde da Mulher

4 tempo de leitura
0
0
39

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS
A menos de 20 dias para encerrar os procedimentos de exames de mamografia (prevenção e diagnóstico de câncer de mama) e exames de Papanicolau (preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero), a Carreta de Saúde da Mulher do Sesc realizou até o momento cerca de 634 exames. A falta de pacientes aos exames compromete o atendimento.
A carreta está estacionada da Unidade Básica de Saúde – UBS Nova Três Lagoas, no Bairro Nova Três Lagoas desde o dia 27 de maio e até o dia 27 de junho realizou 347 exames citopatológicos/preventivo e 287 mamografias.
Esta é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, que escolheu o local após levantamento de dados constando uma maior necessidade das mulheres daquela região e adjacências.

ATENDIMENTO
Elida Tiburcio da Silva, 50 e Maria Aparecida Gonçalves Oliveira, 54, elogiaram a estrutura e o atendimento prestado. “Muito boa esta oportunidade para nos cuidarmos e fazermos exames que são tão caros na rede particular e eu não teria condições de pagar”, disse Maria Aparecida.
Nos próximos dias, as pacientes que desejarem ser atendidas pela carreta poderão se deslocar até a mesma durante o horário de atendimento para fazerem o cadastro para passar pelo preventivo sem agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde, somente as mamografias.

ABSENTEÍSMO
Segundo a analista em enfermagem, Esthefani Guimarães Uchôa, as faltas têm sido recorrentes e isso prejudica os atendimentos.
“Um exame de mamografia sairia para o paciente em uma clínica particular R$ 800 e temos percebido que as pessoas estão deixando de aproveitar essa oportunidade e principalmente de deixar que outras pessoas usufruam da mesma faltando sem desmarcar a consulta”, explicou.
Esthefani lembrou que sem demanda, a carreta tem total liberdade para se deslocar para outra cidade. “Já aconteceu em um Município e é muito triste quando a população perde oportunidades como estas”, disse a enfermeira. Desmarcando a consulta a pessoa não precisará passar por todo o procedimento de agendamento, bastando somente ir até o local para ser encaixado.

SERVIÇO
O horário atendimento é: às segundas-feiras; das 7h às 11h e das 13h às 17h, às terças, quartas e quintas-feiras e às sextas-feiras, o atendimento será das 7h às 11h.

 

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…